São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
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Rede é arma para cativar consumidor

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Poucas empresas no Brasil têm em seus planos de marketing um investimento maciço na Internet como forma de cativar a clientela.
Mas esse cenário está mudando. A cervejaria Brahma está investindo US$ 350 mil este ano na criação de um dos maiores sites para a World Wide Web (a área gráfica e multimídia da Internet) pertencentes a uma empresa não ligada ao setor de comunicação.
O Brahmaland tem mais de 500 páginas e foi criado por uma equipe de 12 pessoas durante quatro meses. Ele utiliza os mais recentes recursos de multimídia da Internet e está recheado de pequenas animações e possibilidades interativas.
O maior diferencial do site da Brahma em relação a outros sites empresariais está no fato de ele ser em grande parte voltado para o público adolescente, o grande consumidor dos refrigerantes produzidos pela companhia.
A linguagem dos textos é bastante coloquial, com muita gíria e um grande estimulo à participação em atividades dentro do site, como um concurso de roteiros.
A interface do Brahmaland foi criada para despertar o interesse dos surfistas da Internet. Na página de abertura não existe nenhum texto de orientação, apenas uma grande imagem de um parque temático à beira da praia.
Cada edifício do parque representa um produto da empresa (Guaraná, Sukita etc.).
"Nosso objetivo era fazer um site que fizesse com que as pessoas ficassem com vontade de consultar várias vezes", diz Pedro Cruz Lima, gerente de marketing de novos meios da Brahma.
"O site é como um bar, onde a Brahma entra com a bebida e a decoração, mas quem faz o ambiente são os frequentadores", diz ele.
A produção do site ficou a cargo da Da Vinci New Media. A empresa utilizou computadores Macintosh para produzir gráficos e animações e PCs com "Windows" para testes de compatibilidade e parte da programação de HTML.
Para a produção das imagens, foram utilizados programas como o "Photoshop" e o "gIFBuilder".
Esse último serve para a criação de pequenas animações no formato GIF89a, muito comum na Web.
"Optamos por utilizar o GIF89a em vez de utilizar animações em Java ou com o Macromedia Shockwave pela facilidade de produção. Além disso, esse é um formato padrão da Internet e não necessita que o usuário transfira plug-ins para ver as animações."
O ponto alto do site da Brahma está dentro do prédio da Sukita.
Um bar virtual permite que os visitantes assumam um ícone (avatar) e passeiem por diversas salas conversando com outros frequentadores por balões semelhantes aos de histórias em quadrinhos.
O bar virtual foi construído com um servidor do Palace, programa da Time Warner. "Escolhemos o 'Palace' porque o chat feito por browsers na Web são muito pouco interativos", diz Bueno.
Para participar do chat da Brahma, é preciso retirar o programa cliente do endereço do Palace. Um link no próprio site permite fazer isso.
O cliente do Palace ocupa quase 3 Mbytes de espaço no disco rígido.

Onde saber mais -Brahmaland: http://www.brahma.com.br

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