São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas criará guarda armada

Grupo de 600 homens fará patrulhamento

DA FOLHA SUDESTE

A Prefeitura de Campinas anuncia esta semana a criação da Guarda Municipal armada. A implantação efetiva da guarda só deve ocorrer em janeiro.
Cerca de 600 homens serão contratados para o serviço de patrulhamento do patrimônio público, incluindo a segurança em praças e locais de uso da população. A verba de R$ 1 milhão para dar início à implantação da corporação consta no orçamento deste ano de Campinas (99 km a noroeste de SP).
A Folha apurou que a criação da guarda deve ser anunciada entre hoje e amanhã pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança, Carlos Sampaio. Sampaio já havia anunciado a divulgação esta semana de um plano de ação conjunta com as polícias Civil e Militar, para reforçar a segurança na cidade, mas mantém em sigilo a criação da Guarda Municipal.
A lei municipal nº 6.497, de 6 de junho de 1991, que permite a criação da corporação, necessita apenas de regulamentação.
O cumprimento da lei foi exigido em ação judicial, impetrada no último dia 12 pelo vereador Arly de Lara Romêo (PMDB) contra a prefeitura. A regulamentação da Guarda Municipal deve ser aprovada pela Câmara. O uso de armas também deve ser submetido a votação.
A Folha apurou que a prefeitura vai abrir concurso público para a contratação dos 600 homens que vão compor a guarda. As provas do concurso devem ser realizadas dentro de três meses, mas a contratação está prevista para janeiro de 97.
Os homens terão treinamento específico de patrulhamento e manuseio de armas de fogo. Além disso, para ser aprovado, o candidato será submetido a uma consulta sobre sua vida social.
O levantamento nos arquivos policiais visa eliminar a possibilidade de contratação de candidatos com antecedentes criminais.

Texto Anterior: Assalto a banco deixa 1 morto e 2 feridos
Próximo Texto: Pai e filho são mortos a tiros em Campinas; Apreendido US$ 1 mi em contrabando no RS; Treze presos fogem de cadeia em S. Bernardo; Procurador do Acre pede investigação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.