São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo francês compra Pão de Açúcar português

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

O grupo francês Auchan adquiriu, por cerca de US$ 400 milhões, 94% do capital do grupo português Pão de Açúcar. Apesar da compra, os sete hipermercados, as 31 lojas de conveniência e os 120 supermercados vão manter o nome das suas lojas.
A aposta dos franceses no Pão de Açúcar passa pela abertura de novos hipermercados com o nome do grupo. "Em outubro, será inaugurado o maior hipermercado de Portugal, com 14 mil metros quadrados, construído pela Auchan. Vai abrir como Jumbo", conta Henrique Neves, assessor de imprensa do Pão de Açúcar.
O grupo Auchan é a terceira rede de distribuição francesa, com 52 hipermercados na França e 22 na Espanha. Era a única das três grandes redes da França que ainda não tinha lojas em Portugal.
Segundo Neves, a aquisição do Pão de Açúcar é a única forma de o grupo francês entrar em Portugal.
Recentemente, protestos dos pequenos comerciantes fizeram com que o governo português vetasse a construção de novos hipermercados no país. Com a venda, o grupo de Abílio Diniz ficaria reduzido a apenas 6% do capital do Pão de Açúcar português.
Em São Paulo, a assessoria de imprensa do Pão de Açúcar divulgou ontem nota informando que a participação acionária do grupo em Portugal ainda não estava definida. Segundo a nota, "o negócio não foi totalmente concluído".
Com origem no Pão de Açúcar brasileiro, o grupo português foi vendido pela família Diniz em 1992, quando o grupo no Brasil enfrentava problemas financeiros.
Na época, a holding Entreposto, que vende automóveis Nissan em Portugal, comprou a maior parte do capital da empresa.
O Pão de Açúcar português também possui uma rede na Espanha, com cinco hipermercados e 31 supermercados. Segundo Neves, em 1995, o faturamento do grupo na Península Ibérica foi de US$ 1,5 bilhão. "É o terceiro maior do setor de distribuição em Portugal."

Colaborou a Redação

Texto Anterior: Banco 24 Horas cria seguro misterioso
Próximo Texto: Mappin promove 'feirão' de roupas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.