São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soberba

JUCA KFOURI

Bobagem chorar sobre o leite derramado ou entrar na onda do "eu não disse?".
Inútil repisar que não se esnobam impunemente talentos como os de Romário, Marcelinho e Giovanni -até porque, se a seleção tivesse perdido com eles, haveria quem fosse reclamar da ausência de Rivaldo, certamente, e de Bebeto, eventualmente.
E alguém ainda perguntaria como esquecer a experiência de um zagueiro como Aldair.
O fato é que a seleção olímpica não foi convocada com o apuro que mereceria, pois Zagallo fez vistas grossas aos jogadores mais eficazes do país ultimamente.
Discuto sim, sem medo de patrulhas, o futebol do badalado Rivaldo na seleção, assim como suspeito que ele não se dará bem na Europa.
Duvido da capacidade de liderança do bom-moço Bebeto, talvez o ideal para se casar com a filha da gente e, sem dúvida, um belo jogador.
Gênio, no entanto, jamais.
Se fosse para escolher um líder de verdade, que se convocasse o Dunga -e o céu periga desabar sobre minha modesta cabeça-, além de Romário e Marcelinho.
E acho que, com menos preguiça, teria sido possível formar uma dupla de zaga abaixo dos 23 anos que permitisse abrir mão de Aldair.
Principalmente se do meio-campo para a frente o time fosse arrasador.
Nada disso impede que o Brasil se recupere e ganhe a medalha de ouro, porque, apesar dos pesares, os jogadores são muito bons e devem ter capacidade de recuperação depois da auto-suficiência que rendeu o vexame de Miami (EUA).
Mas que Zagallo precisa de um pouco de humildade parece inegável.
Desde que pegou a seleção outra vez, perdeu a Copa América, a tal da Copa Ouro nos Estados Unidos e classificou o Brasil para a Olimpíada de calças na mão, sem convencer.
Sua soberba, misturada com uma superstição sem graça, permitiu que esquecesse que "zebra japonesa" também tem 13 letras -como bem lembrou um telespectador do "Cartão Verde".
Para não falar em "Zagallo é burro", porque não chega a tanto, que também tem 13 letras, como lembraram diversos outros telespectadores do programa.
*
Fica no gol, Dida!
*
Se a equipe de futebol abusou da arrogância, o sexteto de vôlei masculino padece de um incrível, e aparentemente precoce, envelhecimento.
O time que estava sendo preparado para os Jogos Olímpicos de Atlanta, e que ganhou antes do previsto em Barcelona, virou o fio e não é de hoje. Uma pena.

Texto Anterior: Húngaros 'copiam' japoneses
Próximo Texto: Torcedor culpa Dida, mas ainda crê no ouro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.