São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão suspeita de morte por bactéria

Bacilo teria matado homem

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um homem de 56 anos morreu na sexta-feira em Kyoto (sudeste do Japão) sob suspeita de ter sido contaminado pelo bacilo O-157.
O bacilo foi o responsável pela intoxicação de 8.000 pessoas no Japão e pela morte de quatro delas desde o início do ano, segundo dados do Ministério da Saúde.
No mais recente surto, ocorrido há cerca de três semanas em Sakai (próximo a Osaka, no sudeste do país), 6.000 pessoas, a maioria crianças, foram infectadas.
Se confirmada, a morte ocorrida na sexta-feira será a primeira do novo surto da intoxicação.
O surto anterior havia ocorrido em Okayama, também próximo a Osaka. Os japoneses ainda não sabem quais alimentos podem transmitir a bactéria.
O homem que morreu tinha diarréia e febre (sintomas comuns aos infectados), e dois de seus colegas de empresa foram contaminados pela mesma bactéria.
Três garotas estão em coma desde a última sexta-feira, intoxicadas pelo bacilo. Existem pelo menos 26 pessoas em estado grave.
Em outra cidade próxima a Osaka, Habikino, 13 idosos em uma casa de repouso foram infectados, segundo foi divulgado ontem. As autoridades temem que a bactéria, que passa pela comida contaminada, possa atingir todo o país.
No fim-de-semana, o governo japonês pediu que as pessoas deixem de consumir carne crua, depois de um garoto ter sido contaminado ao comer fígado bovino cru em Miura, ao sul de Tóquio.

Texto Anterior: UE alerta para riscos entre o rebanho ovino
Próximo Texto: Hizbollah promete investigar destino de aviador israelense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.