São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativa estimula plantio de algodão

DA REDAÇÃO

Começou na última quinta-feira uma campanha para incentivar a cultura do algodão na região de Campo Mourão (PR).
Dados da Cooperativa Agropecuária Mouraoense (Coamo) mostram que a área plantada de algodão na região de Campo Mourão, que compreende 40 municípios do Paraná e de Santa Catarina, caiu cerca de 75% nas últimas quatro safras.
A cooperativa aponta os altos custos de produção da cultura e os baixos preços obtidos na hora da colheita como os principais motivos dessa queda.
Na tentativa de reverter esse quadro e mostrar que a cotonicultura é viável, a Coamo criou um pacote de incentivos ao agricultor interessado em plantar o algodão.
O pacote inclui financiamento para compra de insumos e sementes, com pagamento em 30 de abril de 97 e juro de 1% ao mês, além de assistência técnica gratuita.
"Estamos também dando apoio financeiro e garantia de preço na colheita", diz José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
O apoio financeiro vem na forma de empréstimos de até R$ 200 por hectare plantado, com juro de 1,5% ao mês e prazo de nove meses para pagamento.
Na colheita, a Coamo vai garantir aos produtores o preço mínimo de R$ 6,50 por arroba de algodão do tipo 6.
"Com o preço mínimo garantido, o agricultor pode planejar o cultivo, pois sabe que terá condições de pagar o apoio financeiro e a compra de sementes e insumos", diz Gallassini.
Outro ponto de incentivo da campanha está na colheita.
A Coamo alugou de uma fazenda do Mato Grosso cinco colheitadeiras norte-americanas de cinco linhas.
Essas máquinas serão sublocadas para os produtores que se comprometerem, na hora do plantio, a fazer colheita mecanizada.
O custo direto da colheita mecanizada, segundo a Coamo, é 25% mais barato do que o da manual.

Texto Anterior: Frente fria passa, mas o solo continua seco em SP
Próximo Texto: Plantas doentes são eliminadas no Sul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.