São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação resiste à saída de dólar, diz Bovespa

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), Alfredo Rizkallah, vê com naturalidade a realização de lucros pelos investidores estrangeiros, que repatriaram R$ 419 milhões até o dia 19.
"Foi um bom sinal. Se saíram tantos dólares e a Bolsa não despencou proporcionalmente, isso indica que o nosso mercado é líquido e maduro", disse Rizkallah.
O índice Ibovespa (que mede as ações mais negociadas) subiu 6,09% até o dia 19, mesmo período medido pelo balanço de recursos externos na Bovespa.
"Os estrangeiros respondem por 20% a 30% dos negócios na Bolsa, mas não estamos tão atrelados às suas idas e vindas", afirmou Rizkallah.
Volume recorde
Que o mercado está mais maduro, ninguém tem dúvidas. Este mês, a Bovespa deve movimentar mais de R$ 11 bilhões, recorde histórico de negociação. Mas a influência dos estrangeiros ainda é grande.
Até o dia 12, a Bolsa acumulava alta de 10% no mês, por conta dos excelentes resultados financeiros da Telebrás, cuja ação representa 60% a 70% do volume da Bovespa.
Mas, com as quedas livres dos preços no mercado norte-americano de ações -devido às incertezas quanto as taxas de juros naquele país-, os estrangeiros deram meia-volta e a valorização acumulada do Ibovespa caiu para 6,09% até dia 19 e para 2,96% até ontem.
Termômetro
Como têm muito dinheiro, os fundos externos são vistos como um termômetro para o mercado acionário, fenômeno cada vez mais intenso devido à globalização. Tanto é que, nas últimas semanas, seguiram a tendência de baixa da Bolsa de Nova York -a locomotiva de todos as Bolsas- mercados da Ásia à América Latina, passando pela Europa.
O fluxo negativo de recursos externos na Bovespa pode ainda ser amenizado nos últimos dias deste mês, pois os analistas consideram que o mercado brasileiro ainda está barato.

Texto Anterior: Pacote contra déficit atinge 1,8 milhão
Próximo Texto: Pessoa física poderá ter crédito via leasing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.