São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Bonecos recriam imagens rodrigueanas

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagens recorrentes da obra de Nelson Rodrigues foram traduzidas em bonecos para uma montagem livre do grupo Pia Fraus, "Flor de Obsessão", que estréia hoje, às 21h, no teatro Arthur Azevedo.
O casamento, a tia velha e moralista, mulheres submissas, o pai autoritário, vizinhos e prostitutas são alguns dos elementos rodrigueanos utilizados na peça, sempre com a ironia cáustica que marcou a obra do dramaturgo.
Beto Andreeta, Beto Lima e Domingos Montagner compõem o elenco que ora interage com os bonecos, ora é mero manipulador, ora protagoniza a cena usando máscaras.
Segundo o diretor, Francisco Medeiros, 47, "Flor de Obsessão" tem uma série de imagens "costuradas" com elementos de cena -outro boneco ou por meio do uso de máscaras.
"O espetáculo tem uma estrutura não linear, como no sonho. Sabemos que os personagens são recorrentes em Nelson Rodrigues, mas isso é mostrado de forma onírica", diz Medeiros, que ensaiou o grupo por seis semanas.
"Eles já tinham tudo preparado, o roteiro e a concepção. Meu papel foi fazer com que os desejos do grupo fossem realmente exprimidos, traduzidos nas cenas. Eu cheguei para tornar aquelas imagens mais claras e para ser uma opinião de fora do grupo já que até o cenário estava pronto."
Sem fala
Os 50 minutos de espetáculo não têm fala. Por isso houve um cuidado muito grande com a trilha sonora, a coreografia e a iluminação, segundo Medeiros.
O Pia Fraus Teatro fez o espetáculo "Babel Bum" com o XPTO. "Mas 'Flor de Obsessão' é um espetáculo de bonecos exclusivamente para adultos", diz Medeiros.
O Pia Fraus construiu bonecos de tamanhos variados para o espetáculo. "As tias são grandes, têm mais de um metro e meio. Já as meninas adolescentes são de luvas pequenas, em um misto de ingenuidade e sensualidade emergente", afirma o diretor.
O Pia Fraus utilizou diferentes materiais na confecção de bonecos. As articulações de um deles são inteiramente feitas de material de construção. "Este trabalho mostra uma inquietação do grupo na concepção teatral. É um espetáculo contundente", resume Medeiros.

Peça: Flor de Obsessão
Concepção e roteiro: Pia Fraus Teatro
Direção: Francisco Medeiros
Elenco: Beto Andreeta, Beto Lima e Domingos Montagner Coreografia: Ana Mondini Música Original: Jether Garotti Jr.
Quando: estréia hoje, às 21h; de qui a sáb, às 21h, dom, às 20h
Onde: teatro Arthur Azevedo (av. Paes de Barros, 955, Mooca, tel. 011/292-8007) Ingresso: R$ 8

Texto Anterior: Vocal Sampling usa voz como instrumento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.