São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
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Dificuldades começam cedo

JOE URSCHEL
DO "USA TODAY"

"Já em meados do 2º grau se observa a tendência de as garotas começarem a dizer que não se interessam por computadores", diz Jo Thomas, professora de pedagogia na Universidade de Washington.
Aprender a usar computador é uma atividade em grande medida individual. "As meninas gostam de trabalhar em grupos e de conversar sobre o que estão fazendo", diz Elizabeth Fennema, autora de "Mathematics and Gender" (Matemática e Gênero).
Os garotos têm tendência maior a passar muito tempo brincando com computadores, com pouca ou nenhuma interação social.
As garotas parecem preferir atividades em que exista uma meta perceptível ou uma interação social. Segundo Fennema, "a garota inteligente que gosta de ciências e matemática é atraída pela medicina, porque enxerga um uso social para esse conhecimento".
O índice de mulheres matriculadas em escolas de medicina aumentou de cerca de 10%, em 1970, para mais de 40% hoje.

Tradução de Clara Allain.

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