São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Browsers empatam em versão de teste

Microsoft e Netscape atualizam navegadores

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Microsoft e Netscape emparelham seus programas de navegação (browsers) pela Internet na corrida pelo mais poderoso.
Na semana passada, fizeram estréia na rede as versões 3.0 beta 2 do "Internet Explorer" (http:www.microsoft.com) e 3.0 beta 5 do "Netscape Navigator" (http://home.netscape.com).
As duas estão bem mais estáveis que as anteriores e equipadas com JIT (just in time compilation), recurso que faz com que as animações em "Java" sejam montadas mais rapidamente na tela.
Os dois programas também incluem controle de layout em "HTML", a linguagem de hipertextos da Web.
Para o usuário, isso se traduz, por exemplo, em tela dividida por janelas sem bordas. Para o programador do endereço, permite manter fixos menus e cabeçalhos, e só deixar rolar o conteúdo.
O "IE" passa a entender os plug-ins criados pela Netscape e adotados em vários sites. Ampliou as possibilidades de personalização e atualizou sua capacidade de interpretar formatos de vídeo e controles de realidade virtual.
O "Navigator 3.0 beta 5" passa a entender fontes diferentes em documentos "HTML", recurso de que o "IE" já dispunha.
Uma novidade particular do "Navigator" é transformar qualquer imagem de uma página "HTML" em papel de parede para o "Windows", apenas clicando o botão direito do mouse.
O "IE 3.0 beta 2", que tem 4,5 Mbytes, ganha versão em português até o final deste mês. Fica pronto em agosto, quando terá correio eletrônico integrado, como o do "Navigator" (6,3 Mbytes).
Está mantido para outubro o lançamento do "IE 4.0", num pacote de atualização do "Win95".

Texto Anterior: Programa revive a alegria dos Mamonas
Próximo Texto: Symantec adapta programas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.