São Paulo, quarta-feira, 24 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso na França suposto nº 3 do ETA

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DE PARIS

A Polícia Judiciária francesa e a Guarda Civil espanhola prenderam ontem de manhã Julián Atxurra Egurola, considerado pelas autoridades espanholas como o número três do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade).
Horas depois, cinco suspeitos de pertencer ao ETA também foram presos em um hotel nos subúrbios de Paris. Egurola foi detido às 5h (0h em Brasília) num fazenda em Lasseube, na região dos montes Pirineus, na França.
A prisão de um alto dirigente do ETA é um golpe importante na organização, que, desde o início do mês, reivindicou a autoria de uma série de atentados em regiões turísticas da Espanha.
O último atentado ocorreu ontem, poucas horas após a prisão de Egurola. Um carro-bomba explodiu no centro de San Sebastián, na Espanha, e deixou um ferido. A vítima é um português, ex-cozinheiro de um quartel da polícia, que teve o pé esquerdo amputado.
Extradição
Egurola é acusado pela polícia espanhola de ter assassinado dois policiais e de ter participado de vários atentados contra casernas da Guarda Civil do país.
Ele também seria responsável pela obtenção do armamento do grupo. Foram apreendidos com o suposto terrorista armas automáticas e explosivos.
Junto com o espanhol foi presa a francesa Laurence Zekutxe-Schelent, que seria uma amiga de Egurola, segundo o governo espanhol.
No início da noite de ontem, os dois foram levados para Paris, onde seriam interrogados por agentes da polícia francesa. A Espanha anunciou que vai pedir a extradição de Egurola.
Recentemente, o Ministério do Interior da Espanha afirmou que a direção da organização terrorista está baseada em território francês.
O suposto líder do ETA, Francisco Garmendia, foi detido, há cerca de quatro anos, na França.

Texto Anterior: Americanos aceitam pagar mais para ter segurança
Próximo Texto: CRONOLOGIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.