São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

"Newsweek" pune autor de best seller sobre Clinton

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A revista "Newsweek" resolveu suspender por tempo indeterminado a coluna do jornalista Joe Klein, que assinou como Anônimo o livro "Primary Colors".
O romance conta a história da campanha presidencial de um governador do sul dos EUA, muito parecida com a de Bill Clinton em 1992, que Klein cobriu.
O editor-chefe de "Newsweek", segunda maior revista semanal de informação dos EUA, conhecia a identidade de Anônimo, mas ainda assim permitiu que sua publicação editasse textos que especulavam sobre nomes de outras pessoas como autores do romance.
Anônimo já recebeu US$ 6 milhões pelos direitos do livro, que será editado no Brasil em outubro pela Companhia das Letras.
Klein admitiu ser o autor do livro, após meses de negação, quando o jornal "The Washington Post" pediu a um grafólogo que confrontasse a sua letra com a do autor de "Primary Colors" em manuscritos do romance.
O presidente de "Newsweek", que pertence à mesma empresa que edita "The Washington Post", disse que Klein terá "algumas semanas para refletir sobre o incidente e para conversar individualmente" com os editores.
Pessoas presentes à reunião em que a decisão foi anunciada, ontem, dizem que Klein esteve prestes a chorar várias vezes.
A rede CBS de TV, onde Klein também trabalha como comentarista, que não foi informada sobre a identidade de Anônimo, está decidindo se o demite ou não.
Klein foi o primeiro jornalista importante a escrever textos simpáticos à campanha de Clinton em 1992. Mas desde 1993 tem criticado muito o presidente.
(CELS)

Texto Anterior: Lei similar afeta Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.