São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ato celebra 'opção por pobre' de Lampião

Missa lembra 58 anos da morte

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Os 58 anos da morte do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, serão comemorados de hoje a domingo, em Serra Talhada (a 414 km de Recife), com manifestações que ressaltam a suposta opção dele "pelos pobres e injustiçados", segundo afirmam os organizadores.
Com a denominação de "Tributo a Virgulino", o evento terá palestras, exibição de filmes e documentários, apresentação de grupos de xaxado (dança típica dos cangaceiros), exposição de fotos e documentos e celebração de uma missa -a 1ª Missa do Cangaço.
"Lampião foi um herói sertanejo. Um símbolo de luta e resistência contra o latifúndio", disse o secretário municipal de Cultura, Anildomar Williams, que promove o "tributo".
Para Williams, embora Lampião não tivesse "nenhuma formação ideológica", a prática dele "era de alguém comprometido com as lutas do povo".
O "Tributo a Virgulino" vem sendo promovido uma vez por ano, desde 1994. Haverá passeio pelas áreas onde Lampião viveu a infância e a realização de missa.

Texto Anterior: Badan e alagoanos discutem laudo hoje
Próximo Texto: Homenagem a Lampião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.