São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e PDT vão ao STF contra legislação

Oposição vê erro na abertura

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PT e o PDT entraram ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei 9.295, que abriu a telefonia celular e os serviços de satélite aos investimentos privados. O texto foi sancionado há sete dias pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
Essa lei é o primeiro instrumento a pôr em prática a quebra do monopólio estatal nas telecomunicações. A oposição alega na ação que a lei contraria os artigos 21, 173 e 220 da Constituição.
O artigo 21 diz que as telecomunicações só poderão ser concedidas à iniciativa privada por meio de uma lei que trate da organização dos serviços e da criação de um órgão regulador.
Os outros dois tratam de abuso de poder econômico e da necessidade de se impedirem monopólios e oligopólios nos meios de comunicação.
O advogado Luiz Alberto Santos, um dos que assinam a petição, disse que a abertura só poderia ser feita com uma lei geral, que substituísse o Código Brasileiro de Telecomunicações, de 1962.

Texto Anterior: Brindeiro quase desmaia em Brasília
Próximo Texto: Dinheiros diversos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.