São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASTIDORES

Cerca de 400 costureiras fizeram ontem de manhã um protesto em frente à casa de Tufi Duek, proprietário da Forum. Parte da campanha por mais salários da categoria, o protesto ganhou força depois que as costureiras leram que Duek haveria pago cachê de R$ 30 mil para Vera Fischer desfilar para a Forum. "Soubemos disso pelos jornais e não acreditamos. Como ele pôde pagar tudo isso e se recusar a dar o aumento que nós queremos", disse Eunice Cabral, presidente do sindicato. Ontem, o Tribunal Regional do Trabalho determinou que os empresários paguem reajuste de 17% para as 100 mil costureiras do Estado, dêem café da manhã com pão e café com leite e piso salarial não inferior a dois salários mínimos. As costureiras aceitaram e a greve em São Paulo e Osasco, que começou no dia 22, acaba hoje.
*
Depois do desfile da Forum, Vera Fischer foi jantar no Fasano, acompanhada do clã Duek, de Betty Prado, Vera Zimmerman, Giovanni Bianco, Susanna Cucco e Flavia Lafer, entre outros.
*
A francesa Marie Rucki, diretora do Studio Berçot de Paris, chegou ontem para curso de criação e estilo. Ela faz hoje às 10h palestra no auditório do MAM. "Talvez eu assista a algum desfile, depende das coleções, se for de algum amigo", disse. Rucki costuma passear pelas ruas antes de suas aulas para saber o que está sendo feito no país. Ontem, foi para a rua Oscar Freire.
*
Novo hype da platéia: água. Compre sua garrafinha com o camelô que fica ali entre as salas de desfiles, na marquise do MAM. A Huis Clos foi chique e distribuiu garrafinhas ontem, em seu desfile. O vendedor também tem chicletes, outro precisa-ter da temporada.
*
Na platéia, enquanto se espera ou mesmo durante o desfile, adote atividades paralelas. Costanza Pascolato come cenouras e salsão. Há quem tome remédios (strass-tabs são os favoritos do fotógrafo Fernando Louza). Arrume a bolsa ou procure um novo bloquinho de anotações. Ou apenas finja tédio.
*
Fotógrafos e cinegrafistas já decretaram: a pior sala é a vermelha. A amarela é a mais profissional, mais Paris.
*
Também os seguranças ficaram mais nervosos com o passar dos dias. Andam truculentos com convidados, assessores e imprensa, incluindo fotógrafos.
*
Para as rosas pintadas nas modelos da G, algumas meninas ficaram até 2h da manhã, de touca no cabelo. O desenho é do artista Paulo von Poser, que assina também as embalagens da Vinólia que os formadores de opinião receberam esta semana de recuerdo.
*
Rosa, então, já é tendência: para G e para Forum, que incluiu a flor como fundo de sua passarela.
*
É a melhor até agora a trilha do desfile da Forum, assinada pelo DJ Zé Pedro. Perfeita.
*
E ontem, de manhã, todo mundo foi quente no café da "Elle". Mas a salinha só abre depois do meio-dia.
*
O clima mais profissional foi o do desfile da G, de manhã. Só estava lá quem precisava estar, para ver o desfile e não para badalar.

Texto Anterior: DNER define hoje valor dos novos pedágios da rodovia
Próximo Texto: Os desfiles de hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.