São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lyon terá criação de Moreira

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Rui Moreira, um dos bailarinos de maior destaque do Grupo Corpo, criou uma coreografia especial, que será apresentada na Bienal da Dança de Lyon.
Segundo Moreira, "De Patangome na Cidade", com a companhia Seraquê?, explora manifestações populares na música e na dança brasileira. O espetáculo só foi apresentado uma vez, incompleto, na cidade mineira de Ipatinga.
Paulista, mas fixado em Belo Horizonte, o único integrante negro do Corpo resolveu realizar o espetáculo depois de assistir às festas de congado e samba de roda mineiro. O patangome é o chocalho usado pelos conguistas mineiros.
"A coreografia é uma mistura da minha formação acadêmica em dança com os movimentos afro-brasileiros", diz ele. Em "De Patangome", Moreira também usa elementos da catira, tipo de sapateado do norte de Minas Gerais.
Depois da estréia em Lyon, o bailarino pretende trazer sua primeira criação para São Paulo.
No Comfort em Dança, Moreira vai realizar o workshop "Exercícios de Dança Moderna", três dias de oficina sobre harmonia da dança e improvisação em grupo.
(FO)

Texto Anterior: Festival apresenta novos e 'emergentes'
Próximo Texto: Dança tem "diáspora" após o festival
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.