São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos fazem dois reféns em delegacia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os presos da carceragem do Depatri (Departamento de Investigações de Crimes contra o Patrimônio), localizado na avenida Zaki Narchi, em Santana (zona norte), se rebelaram ontem por cerca de duas horas após a descoberta de um túnel em escavação em uma das celas do local.
Dois carcereiros foram feitos como reféns, e dois presos ficaram feridos levemente após a rebelião. Segundo a polícia, os presos pretendiam fugir pelo túnel neste final de semana.
No momento da rebelião, a carceragem, que tem 20 celas, abrigava 249 detentos, quase 100 acima da capacidade.
Segundo o delegado Osvaldo Gonçalves, do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), o túnel foi descoberto por volta das 17h30 pelos carcereiros durante uma revista de rotina nas celas.
Nesse momento, os detentos iniciaram a rebelião, liderados por dois presos identificados apenas por "Babalu" e "Nóia", assaltantes de carros-fortes. Dois carcereiros foram feitos como reféns.
Com a descoberta do túnel, os presos, segundo Gonçalves, passaram a fazer reivindicações como transferências, maior agilidade nas análises dos processos, melhores condições na carceragem e direito a visitas íntimas.
As negociações foram conduzidas pelo delegado Francisco Basile, diretor da Divisão de Crimes contra o Patrimônio.
A rebelião terminou por volta das 19h30, quando os presos, segundo Basile, aceitaram voltar para as celas e libertar os reféns com a promessa de que a lista de reivindicações seria analisada.
"Eles concordaram com a inviabilidade de alguns presos serem transferidos hoje (ontem)", afirmou o delegado Gonçalves.
Segundo ele, as transferências devem começar na próxima segunda-feira. O delegado não informou quantos presos seriam transferidos.
Após o término da rebelião, dois presos foram feridos com estiletes. De acordo com Gonçalves, companheiros de cela acharam que eles tivessem denunciado a fuga.

Texto Anterior: Rodovia Dutra terá quatro pedágios a partir do dia 1º
Próximo Texto: Presos jovens na Pompéia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.