São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marronzinho poderá multar infratores

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente incluiu no decreto do rodízio de veículos, assinado ontem pelo governador Mário Covas, um artigo que possibilita a formação de convênios com prefeituras para a fiscalização do programa.
Na prática, os cerca de 900 fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ficam autorizados a multar os motoristas que desrespeitarem o rodízio.
O secretário municipal de Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, havia condicionado o apoio da Prefeitura de São Paulo à inclusão no decreto da autorização para a implantação do programa de inspeção de emissão de poluentes.
O decreto assinado, que regulamentou a lei 9.358, aprovada pela Assembléia Legislativa em 13 de junho deste ano, não contemplou a autorização.
"Abrimos a porta para a participação dos marronzinhos. Vamos ver se a intenção da prefeitura se concretiza", afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente, Fábio Feldmann.
Zulauf não foi encontrado pela reportagem, na noite de ontem. O rodízio acontece entre 5 e 30 de agosto em dez municípios da região metropolitana de São Paulo.
Às segundas, ficam proibidos de circular carros com placas de final 1 e 2, entre 7h e 20h. Às terças, final 3 e 4, e assim por diante.
Quem desrespeitar o rodízio pagará uma multa de R$ 100. Na reincidência, o valor dobra.
Os 2.500 funcionários da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir do início do rodízio. Eles reivindicam um aumento de 16%, julgado legal pelo Tribunal Regional do Trabalho.
A greve vai comprometer o rodízio, pois cerca de 500 funcionários estão escalados para a fiscalização.

Texto Anterior: SAIBA QUE BAIRROS FICARÃO SEM ÁGUA NO FIM-DE-SEMANA
Próximo Texto: Ação pede vagas para moradores de rua
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.