São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mawaka prova que canções unem etnias

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo de música étnica Mawaka fará duas últimas apresentações do show "Sequenzas", hoje e amanhã, no Tuca Arena.
O grupo é composto de oito cantoras e sete músicos. Eles fazem releituras de canções populares de vários países do mundo.
O show tem três partes. A primeira é européia, com canções da Finlândia, Hungria, Israel e Romênia.
Na sequência, o grupo apresenta canções orientais, colocando lado a lado músicas do Paquistão, Turquia, Afeganistão -seguida de uma canção de ninar do Brasil, a "Tutu Marambá"- e do Egito.
A terceira e última parte apresenta a sequência da voz e de percussão. "É a parte mais primitiva. Tem cantos do candomblé e dos índios de Rondônia", afirma uma das diretoras musicais do grupo, Magda Pucci. Um dos destaques do show é uma adaptação de "Danças Romenas", de Béla Bartók.
As releituras das canções populares são feitas por meio de uma pesquisa vocal de Magda e Kity Pereira, também diretora musical e arranjadora do grupo. "Não damos um tratamento folclórico às músicas. Fazemos uma estilização em cima das etnias", afirma Magda.
O grupo pesquisa músicas tradicionais de vários países há mais de dois anos. Todas as canções são interpretadas na língua original.
O show é acústico. As vozes são acompanhadas por acordeão, clarinete, clarone, fagote, vibrafone, violino, percussão.
Durante a apresentação, as cantoras e os músicos também fazem coreografias. "Aproveitamos o espaço cênico do Tuca Arena", diz Magda.

Show: Sequenzas
Grupo: Mawaka
Cantoras: Christiane Mariano, Fabiana Lian, Kity Pereira, Magda Pucci, Marta Espírito Santo, Rosana Araújo, Valéria Piccoli e Viviane Querino
Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 20h
Onde: Tuca Arena (r. Monte Alegre, 1.024, Perdizes, tel. 011/873-3422)
Ingressos: R$ 12

Texto Anterior: TRECHO
Próximo Texto: Nelson Freire dá show em noite inspirada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.