São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Curador é responsável pela ambição do artista"

CELSO FIORAVANTI
DA REDAÇÃO

"Estabelecemos as regras do jogo antes dele começar. Já tivemos experiências dilacerantes no passado que eu não quero ver de novo. Devemos estabelecer limites idênticos para criar igualdade entre todos", disse Nelson Aguilar.
Os R$ 5.000 dados pela Bienal são, segundo ele, um pró-labore simbólico, que implica em subvenção da galeria ou patrocínios.
O curador-chefe da Bienal disse ainda que o curador é o responsável pelas ambições de seus artistas escolhidos. Se for essa a regra, ele próprio deverá encarar os problemas de Eder Santos, já que o mineiro é um de seus selecionados.
A instalação de Eder Santos, "A Casa dos Espelhos", será composta de duas salas com móveis, como mesas e cristaleiras, em que serão dispostos objetos como espelhos, pratos e porta-retratos. Esses objetos serão ligados a projetores de vídeo que emitirão imagens desfocadas ou distorcidas.
"A projeção vai se alterar de acordo com os movimentos do espectador. Você vai se sentar e ver alguém a seu lado no espelho. Estou discutindo com a Bienal como a instalação vai ser viabilizada. A parte de gravação e edição deve ser feita toda aqui na minha produtora, a Emvídeo. Mas uma vídeo-instalação não pode ser discutida nos mesmos parâmetros de outros tipos de instalação", disse Santos.
Segundo Nelson Aguilar, a viabilização será via iniciativa privada, e o nome da Bienal poderá ser usado para facilitar a captação de recursos. "O nome dos patrocinadores constará no catálogo, e os artistas poderão também oferecer coquetéis para as empresas patrocinadoras em espaços da Bienal", disse Aguilar.
Segundo Aguilar, os artistas estrangeiros da Universalis (leia quadro acima) não têm um tratamento privilegiado em relação aos brasileiros. Yukinori Yanagi e Soocheon Jheon, por exemplo, que são artistas caros, contarão com a ajuda da Fundação Japão.
"Estabelecemos um gasto que não pode ser ultrapassado e que compreende embalagem, transporte e seguro da obra, além de passagem e estada do artista". (CF)

Texto Anterior: Artistas da Universalis
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.