São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicina tem novidades

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os avanços da medicina estão prometendo aos idosos uma vida melhor e mais longa. A literatura dos laboratórios anuncia pelo menos uma "boa" novidade por mês.
Osteoporose, demências, fraqueza muscular, deficiências hormonais e cânceres variados estão sendo tratados com novas drogas.
"Não há nada que interrompa o processo de envelhecimento, mas quando bem acompanhado e bem medicado, o idoso tem melhor qualidade de vida", diz Júlio Cesar Moriguti, 34, da Associação Paulista de Medicina e da Sociedade Brasileira de Geriatria.
Entre as boas notícias está o desenvolvimento de vacinas, especialmente aquelas contra a gripe e a pneumonia, lembra Maria do Carmo Sitta, 33, geriatra do Hospital das Clínicas.
A vacina tem a vantagem de estimular as defesas do organismo a reagir contra as doenças.
A expectativa de vida, que aumenta a cada década, dá a impressão que as drogas estariam prolongando a vida das pessoas. "Mas o objetivo é envelhecer bem e sem remédios", diz Wilson Jacob Filho, da Faculdade de Medicina da USP.
Muitos idosos continuam deixando sua aposentadoria no caixa da farmácia sem necessidade, diz Jacob.

Texto Anterior: Empresário toma 3 vitaminas
Próximo Texto: Vida aos 90 é mais saudável que aos 80
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.