São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
Texto Anterior | Índice

Cheese cake Romeu e Julieta

RITA LOBO

Comidas e bebidas típicas tendem a nos deixar saudosos. Talvez até pela dificuldade de encontrá-las fora de seus lugares de origem. Longe do Brasil, dá uma vontade de tomar guaraná! Com mais de um mês viajando, já dá pra sonhar com um feijãozinho. Por outro lado, lembrar do cheese cake do P. J. Clarks, em Nova York, é motivo de sofrimento.
Não faz muito tempo, nós, amantes de cheese cake, tínhamos que nos contentar com receitas feitas com requeijão ou ricota. Mas, receita boa mesmo é a base de cream cheese.
Peguei um livro só de cheese cake. Quinhentas opções: com kiwi, banana, café, menos uma receita básica. Queria fazer uma bem tradicional, com geléia de framboesa.
Finalmente, liguei para Carla Bolla, que acabou de fazer mais um curso de culinária, desta vez nos EUA. Imaginei que ela tivesse uma boa receita no seu novo repertório. E tinha.
Na hora de servir, em vez de geléia, coloquei goiabada de colher, daquelas bem moles mesmo. Virou uma versão Romeu e Julieta de cheese cake.

"Cheese Cake Mineirin"
Para a massa:
1 pacote de biscoito maizena (100 g) passada no liquidificador
50 g de manteiga derretida

Misture bem os ingredientes, disponha em uma fôrma de fundo falso de 24 cm de diâmetro, pressione contra o fundo e asse em forno alto por 15 minutos. Reserve.

Para o recheio:
4 pacotes de cream cheese
1 xícara de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha
5 ovos
1/3 de xícara de creme de leite fresco
1 colher (chá) de raspinha de limão e outra de laranja
1 colher (chá) de essência de baunilha.
Bata o cream cheese, o açúcar e a farinha em uma batedeira até que fique uma pasta bem cremosa. Adicione os ovos, um a um, deixando um intervalo para que cada ovo seja bem incorporado à mistura. Coloque o creme de leite, as raspinhas de limão e de laranja e, finalmente, a essência de baunilha. Bata tudo muito bem. Em seguida, despeje na assadeira e leve ao formo bem quente por 15 minutos. Reduza bem a temperatura do forno e continue assando por mais uma hora e vinte minutos, ou até o centro não estar mais brilhante. Deixe esfriar, não coloque na geladeira e sirva com goiabada de colher e "cafezin, sã?".

Texto Anterior: caçador de talentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.