São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
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Shoppings têm oportunidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Atena Montalvão Rosa, 32, e o marido, Cláudio, vendem entre 25 e 30 peças a cada domingo na feira do Shopping Paulista (região central de São Paulo).
Eles fazem parte do grupo de empresários, artistas e artesãos que usam as feiras de domingos dos shoppings como uma vitrina para colocarem seus produtos à mostra.
"É o público que queremos atingir", afirma Atena, que faz estamparia manual em tecidos.
O faturamento de seu estande, diz, é de cerca de R$ 600 por domingo. Segundo ela, compensa os cerca de R$ 150 pagos mensalmente para o organizador da feira.
"A feira do Paulista foi o grande trampolim para deixarmos de ser artesãos", conta Atena. Hoje o casal tem uma microempresa, que vende também no atacado.
A feira do Shopping Paulista é organizada pela Intermeios. José Roberto Fernandes, 36, sócio, diz que há vagas, mas os interessados devem ter produtos originais que não concorram com os de outros expositores.
Ele está cuidando também da feira que começará dia 25 de agosto no Morumbi Shopping (zona sul). "Serão 60 expositores de artigos de design e objetos modernos."
Vagas
Como a feira tem apenas 30 expositores garantidos, o sócio da Intermeios afirma que há vagas para produtores de móveis, utilidades domésticas, cerâmica e artigos de design gráfico.
O preço médio mensal do estande de cerca de 3 m2 é de R$ 460.
No Rio, a feira que acontece há sete anos no estacionamento do NorteShopping (zona norte) tem 184 "barracas". Rosangela Castilho, 31, assistente de marketing do shopping, diz que há fila de espera de mais de mil pessoas.
"Recebemos entre 10 e 15 interessados por semana", afirma. Segundo Rosangela, a feira está precisando de artesãos que trabalhem com aerografia, desenhos e esculturas em madeira. Cada expositor paga R$ 40 por mês.
Pioneira
Francisco Pirillo Neto, 64, dono da Duravell Promoções -que cuida da feira de antiguidades do Shopping Iguatemi (zona oeste de São Paulo)-, afirma que não há vagas. "Temos uma fila de cem pessoas esperando."
A feira do Iguatemi é a primeira no gênero. Existe há oito anos. Os expositores pagam cerca de R$ 400 por mês, mas recebem um público de 5.000 a 6.000 pessoas.
Para quem pretende entrar no segmento, Pirillo avisa que está organizando a feira de artes e antiguidades do shopping São Paulo Market Place (zona sul).
"Por enquanto, são 40 expositores e estão faltando alguns antiquários", afirma. O preço do aluguel é de R$ 300 por mês.
Henrique Farinha, 32, gerente-geral do São Paulo Market Place, diz que a feira surgiu por tradição do grupo. O Grupo La Fonte tem outros seis shoppings, incluindo o Iguatemi.
Segundo ele, o movimento aos domingos cresceu cerca de 10%. "Recebemos entre 40 mil e 50 mil pessoas. Para o porte do shopping é um ótimo movimento."

Onde encontrar - Duravell: (011) 284-2376; Intermeios: (011) 884-4111; NorteShopping: (021) 593-9896; Prefeitura do Rio de Janeiro: (021) 273-9541; Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo: (011) 229-9300.

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