São Paulo, domingo, 28 de julho de 1996
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528i é ágil e tem bom desempenho

Segurança é ponto forte do carro

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

O novo BMW 528i está chegando ao Brasil com a difícil missão de disputar o mercado com os sedãs Mercedes-Benz E 230 e o Audi A6.
Pouco maior que um Omega (4,77 m contra 4,74 m), o 528i tem a desenvoltura de um carro modelo menor.
A direção leve tem respostas rápidas e permite que se manobre facilmente em lugares apertados, devido à grande capacidade de esterçamento das rodas.
Desempenho
O motor com bastante torque (força) em baixa rotação também garante a agilidade nas ultrapassagens feitas no trânsito lento da cidade.
Mas é acelerando que o 528i se sente à vontade. O silêncio do motor (leia texto ao lado) e a maciez da suspensão não transmitem a real impressão do quanto se está correndo. Não é raro olhar para o velocímetro e perceber que já passou dos 100 km/h.
Segundo dados de fábrica, o 528i chega a 236 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.
Apesar do baixíssimo nível de ruídos na cabine, a suspensão reclama com o piso cheio de irregularidades das ruas de São Paulo. Faz alguns barulhinhos e às vezes atinge o limite do curso.
Porém tem a vantagem de não deixar a frente bater no chão em lombadas altas ou guias rebaixadas, como acontece com os Mercedes série E.
Por dentro, o conforto é até excessivo. Isso se o comprador estiver disposto a levar alguns equipamentos que infelizmente são vendidos como opcionais, como os bancos em couro, o ar-condicionado automático, volante de couro com controle do rádio toca-fitas e ajuste elétrico dos bancos com três memórias.
O espaço prejudica quem viaja atrás, principalmente se o passageiro sentar no meio do banco, região mais alta e incômoda.
Segurança
A segurança é um dos destaques do projeto. Além de airbag para motorista e passageiro, há os airbags laterais -instalados nas portas, que são opcionais.
A nova carroceria foi desenvolvida com zonas de deformação na frente e traseira, para ajudar a absorver o impacto em caso de colisões, além de ter recebido um reforço maior nas laterais e no teto.
O controle eletrônico de tração e estabilidade diminui a tendência de o carro derrapar em curvas ou acelerações.
Para enfrentar os rivais, o BMW vai ter que brigar muito. Enquanto o 528i sai por US$ 99,3 mil, o E 230 (com motor 2.3 e câmbio automático) custa US$ 90 mil e o A6 (motor 2.8) fica em US$ 81,95 mil.
Ainda este ano será lançado o 540i, com motor 4.4, que deverá custar US$ 137,8 mil.

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