São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propostas são diferenciadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres e homens têm propostas políticas diferentes em função do sexo.
Segundo Olenka Franco -que há quatro anos realiza pesquisas políticas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná-, existe uma diferença básica de perspectiva que é consequência do papel desempenhado por cada um dos sexos na sociedade.
A mulher identifica os problemas e apresenta soluções a partir das dificuldades que encontra em seu dia-a-dia. O homem concentra esforços em propostas socioeconômicas de caráter mais amplo.
Isso significa que enquanto o homem propõe a construção de um hospital, a mulher pensa em contratar mais médicos, por exemplo.
"O que a mulher quer não é diferente do que o homem quer. A ótica é que muda", declarou Olenka. Segundo ela, o enfoque dado à participação feminina também sofreu alterações.
"Ninguém mais tem aquela visão sentimentalóide que encarava a mulher como uma presença harmônica na política. A idéia hoje é a de que elas vieram para complementar."

Texto Anterior: Falta de apoio é tema de queixa
Próximo Texto: Estudo faz classificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.