São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeão dos 100 m busca a perfeição

Bailey repete Ben Johnson

ANDRÉ FONTENELLE
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

O "homem mais rápido mundo" -Donovan Bailey, que se consagrou anteontem à noite campeão olímpico e recordista mundial (9s84) dos 100 m rasos- acha que ainda não fez sua corrida perfeita. "Tenho muito a dar."
Com sua vitória, o canadense fez lembrar Ben Johnson, o campeão de Seul-88 que perdeu sua medalha por doping.
As coincidências: os dois nasceram na Jamaica e emigraram para o Canadá jovens; ambos conquistaram o título olímpico e o recorde mundial ao mesmo tempo.
Mas Bailey -cujo resultado do antidoping ainda não foi divulgado- afirma querer deixar uma imagem diferente do atletismo.
"Essa história sempre vai ser associada (com a de Johnson). Mas estamos tentando jogar uma luz mais favorável sobre o atletismo."
O campeão afirmou que venceu por seu país de nascimento e pelo de adoção. "Todos os jamaicanos podem sentir orgulho. Sou tão canadense quanto jamaicano."
A final de anteontem teve todos os ingredientes de uma prova histórica. A tensão levou a três largadas "queimadas" -uma por Ato Boldon (Trinidad e Tobago) e duas pelo britânico Linford Christie, que defendia o título olímpico.
Com duas largadas falsas, Christie foi desclassificado. O britânico se recusou a deixar a pista durante cinco minutos.
A quarta largada valeu. Bailey foi o mais lento, mas se recuperou e superou o favorito Frankie Fredericks, da Namíbia (9s89), prata, e Boldon, bronze (9s90).
Triplo
O britânico Jonathan Edwards, recordista mundial do salto triplo, queimou quatro de seus seis saltos e foi só prata na sua prova, anteontem à noite. Fez somente 17,88 m.
A vitória ficou com o norte-americano Kenny Harrison, com novo recorde olímpico, 18,09 m, 0,20 m abaixo do recorde de Edwards.

Texto Anterior: Tá na regra; Basquete 1; Basquete 2; Você sabia?; Devolução; Beisebol; Procura-se; Vaga garantida; Você sabia?
Próximo Texto: Recordista é 'dorminhoco'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.