São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diabético tem "sangue doce"

LAURA MATTOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O diabetes mellitus, popularmente conhecido por diabete, tem origem genética e é dividido em dois tipos. O tipo 1, ou diabetes juvenil, é o que se manifesta principalmente em crianças e jovens de até 20 anos.
O pâncreas do diabético produz pouca ou nenhuma insulina, hormônio responsável pelo transporte do açúcar do sangue para a célula. Na falta desse transporte, a taxa de açúcar no sangue sobe e na célula fica baixa. Daí a necessidade de injetar insulina. Em consequência, exige-se um controle do consumo de açúcar.
Para completar, "as variações emocionais, comuns na adolescência, prejudicam o equilíbrio da doença. Com o estresse, o jovem acaba se descuidando do tratamento e passando mal", afirma o endocrinologista Roberto Batalha, pesquisador do Laboratório de Investigação Médica da USP.
"Brigas de namoro, ansiedade do vestibular, desentendimento com os pais são muitas vezes os responsáveis pelas internações dos adolescentes", afirma a psicóloga Rosana Manchon.
Sabrina Brites foi parar na UTI depois de uma briga séria com uma amiga. "Fiquei muito nervosa e comecei a passar mal", conta.

Texto Anterior: A cada ano, 4 mil adquirem a doença
Próximo Texto: Salão de Piracicaba estréia na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.