São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonambulismo: um pequeno deslize do cérebro hereditário

KATHY WOLLARD

"Por que algumas pessoas são sonâmbulas? O que acontece na mente durante os episódios de sonambulismo?", pergunta Ayala Klein, de Nova York.
Pelo menos um quarto de todas as crianças vivenciam o sonambulismo. A mesma coisa acontece com apenas 1% dos adultos. E o sonambulismo é genético, ou seja, é de família.
Nosso cérebro passa a noite inteira alternando entre períodos de sono sem e com sonhos. O sono com sonhos é chamado REM (iniciais de "movimentos oculares rápidos", em inglês). Durante o sono REM, todos os músculos do corpo ficam paralisados, exceto os dos olhos e os que usamos para respirar.
O sonâmbulo fica num estado intermediário -semi-acordado, semi-adormecido, completamente confuso. O sonambulismo acontece em função de um pequeno deslize temporário do cérebro adormecido. Em geral, ocorre quando as pessoas estão dormindo sem sonhar. Como não estão sonhando, seus músculos não estão paralisados.
Às vezes, essas perambulações noturnas são tranquilas -um passeio em volta da cama ou do quarto. Mas, às vezes, as pessoas se machucam ou machucam outros, esbarrando em móveis ou caindo de escadas.
Esses episódios de sonambulismo, às vezes, também incluem os chamados terrores noturnos. Uma criança ou adulto pode, de repente, se sentar na cama, soltar um grito e sair correndo, socando inimigos imaginários.
A pessoa não está sonhando, não é um pesadelo. Fica num estado semidesperto, com pensamentos e sentimentos assustadores de perigo. Mas, como não está acordada, sua mente consciente não consegue impedi-los. Depois de uns minutos, ela volta para a cama e, de manhã, normalmente não lembra nada.
O que fazer com o sonâmbulo ou com quem está vivendo um terror noturno? Leve-o de volta à cama sem tentar acordá-lo.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Salão de Piracicaba estréia na Internet
Próximo Texto: Básico para todos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.