São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Embriaguez' refaz noir

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Filme noir em pleno desvio, "A Embriaguez do Sucesso" (Telecine, 10h) prescinde de um crime. Seu universo não é o de gângsteres com uma arma na mão e nem as mulheres são irremediavelmente fatais nas mãos do diretor Alexander Mackendrick.
Mas, de qualquer forma, tudo o que pode ser usado para qualificar o filme no gênero está lá: a ambição desmedida, os valores morais em dissolução e o jogo de enganos. E, se há ainda um assassinato, certamente é o do caráter de seus personagens.
Tony Curtis é Falco, um assessor de imprensa que tem uma única ambição em sua vida: ser um colunista social tão famoso quanto Hunsecker, o mais respeitado jornalista da cidade de Nova York.
Falco beija os pés de Hunsecker. É seu garoto de favores. Uma dupla que leva ao extremo uma relação movida apenas pelo jogo de interesses, em que qualquer ato moral é visto como consequência de uma fraqueza de espírito.
A Nova York que emerge das lentes de James Wong Howe é o ambiente claustrofóbico, belo e marginal que servirá de cenário para um dos mais impressionantes filmes do final dos anos 50.
(MR)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Jovem Hemingway é retratado em filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.