São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Londres resiste aos ventos da mudança

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

A elegância discreta das ruas londrinas é tal que a capital britânica, com 7 milhões de habitantes, recebe gente de todo o mundo em trajes étnicos sem perder identidade.
Londres foi a Londinium fundada pelos romanos em 43 d.C., e, por um século, governou vitorianamente um quarto do mundo.
Cidade repleta de museus e pontos turísticos (veja reportagem na página 7-8), foi sacudida pela Segunda Guerra Mundial (1939-45) e balançou o mundo com furacões comportamentais nos anos 60.
A "Swinging London", que revolucionou a música, com os Beatles, e a moda, com a minissaia criada em 1967 por Mary Quant, ainda existe. Existem também a Londres vitoriana dos casarões de Knightsbridge e a arquitetura anos 90 que reergueu as Docklands.
Tudo muda, menos os confortáveis táxis e ônibus londrinos.
A loja de gravuras em 123 Gloucester Road, South Kensington, tem coisas do arco da velha. Charing Cross Road também tem aquele livro que você procura. Depois das compras, faça um passeio: o tour de ônibus (US$ 13,50) desde Piccadilly ajuda a revelar essa capital multicultural e cosmopolita.
(SC)

Texto Anterior: Prefeitura organiza os passeios
Próximo Texto: Museus londrinos agrupam civilizações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.