São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regras de etiqueta a bordo condenam jeans e tênis

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL

O Venice Simplon Orient-Express (VSOE) faz semanalmente o percurso entre Veneza, Paris e Londres, passando por Innsbruck, na Áustria, e Zurique, na Suíça.
Em algumas épocas do ano, o trem realiza também o trajeto entre as cidades de Veneza e Dusseldorf, na Alemanha, passando pelas alemãs Colônia e Frankfurt.
Leia a seguir algumas dicas para aproveitar a viagem no trem.
*
A viagem entre a estação de Santa Lúcia, em Veneza, e a estação Leste, de Paris, dura cerca de 24 horas, tempo ideal para um programa no Orient-Express.
*
Funcionários em uniformes elegantes -com as iniciais VSOE- fazem o check-in.
Laqueado de azul na sua parte externa, o trem é frequentemente usado como cenário de produções de moda.
*
O Orient-Express acomoda cerca de 190 passageiros em cabines de solteiro e de casal.
O trem tem um total de 19 vagões ricamente decorados, sendo 11 deles vagões-dormitórios. Os vagões do restaurante e do bar apresentam estilo art déco.
*
Recomenda-se o uso de smoking durante o jantar, mas muita gente usa mesmo terno e gravata. No restante do tempo, o traje exigido é informal, mas chique. Jeans e tênis são considerados abomináveis a bordo do Orient-Express.
*
O camareiro que toma conta do vagão fica com os passaportes e transforma a cabine em dormitório na hora de dormir.
Ele providencia ainda toalhas para higiene pessoal, água mineral e o café da manhã. O ideal é dar-lhe uma gorjeta de pelo menos US$ 20.
*
Os drinques no bar e os vinhos do jantar não estão incluídos no preço da viagem.
Uma dose de malte uísque custa cerca de 50 francos franceses (aproximadamente US$ 10). Aí também o ideal é dar gorjeta proporcional ao consumo para os garçons que servem a mesa.
*
As mesas do vagão-restaurante são reservadas e, quando um vinho não é consumido até o final, os garçons se encarregam de guardá-lo para mais tarde, ou para uma próxima refeição.
*
O Orient-Express é representado no Brasil pela operadora Queensberry (veja quadro na pág. 7-3) e integra a associação de hotéis Relais & Chateaux.
*
Entre as cabines existem portas que podem ser abertas, formando um conjugado bastante espaçoso no caso de pessoas que viajam em grupo.
(SC)

Texto Anterior: Rede possui outros trens
Próximo Texto: Veneza emerge dos seus canais e ruelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.