São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
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PNBE avalia propostas de Serra como 'genéricas'

Candidato faz palestra com críticas à gestão de Maluf

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

José Serra (PSDB) fez palestra ontem no PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais), um reduto de empresários potencialmente simpáticos ao PSDB e PT. Basicamente, criticou a administração malufista de São Paulo, mas não convenceu a platéia.
"Imaginamos que ele ia entrar mais fundo nas questões sociais, mas ele apenas tangenciou", analisou Ricardo Young, coordenador da entidade empresarial.
Young ressalvou acreditar que o candidato tucano à Prefeitura de São Paulo tenha "propostas mais consistentes" que não foram reveladas ontem, mas considerou a abordagem técnica de Serra muito "genérica".
Na palestra, o candidato elegeu como alvo a gestão de Paulo Maluf (PPB), patrocinador da candidatura de Celso Pitta.
Começou pela falta de participação da Prefeitura de São Paulo na tentativa de expandir o metrô e chegou até a segurança pública.
"Na área de segurança, a prefeitura só fez espuma e marketing", acha o candidato do PSDB. A crítica principal na área é sobre a ausência da Guarda Municipal do "dever elementar" de zelar pelo patrimônio da prefeitura.
A bateria antimalufista continuou ao apontar falta de iniciativa do atual prefeito para trazer à cidade um centro de convenções gigantesco que será construído no vizinho município de Guarulhos.
Se eleito, Serra disse que pretende incentivar a construção de três novos centros de convenção na capital do Estado.
Isenção
Ainda no capítulo promessas, o tucano acenou com a modificação da política tributária da prefeitura para atrair novas indústrias, ou seja, participar da "guerra fiscal" com redução de impostos a empresas que se instalem na cidade.
A qualidade do ensino nas escolas municipais foi classificada como declinante.
Os gastos publicitários de Maluf para divulgar o projeto habitacional Cingapura também foram criticados por Serra.
"O Cingapura só atendeu 1% das famílias faveladas e uma operação publicitária dá a impressão de que foi resolvido o problema habitacional de São Paulo", declarou o tucano.
O candidato tentou, mais uma vez, minimizar o resultado da pesquisa do Datafolha, publicada anteontem, que apontou uma oscilação negativa de 17% para 14% do tucano. "Jogo é jogo e treino é treino. E vice-versa", inovou.

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