São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professores oferecem serviços em anúncio

Salários de junho estão atrasados

SILVIA DE MOURA
DA AGÊNCIA FOLHA

Um anúncio de meia página publicado ontem no jornal "Correio do Estado", de Campo Grande (MS), traz o nome de 103 professores da rede estadual de ensino.
No anúncio, os professores se oferecem para trabalhar como encanadores, manicures, cozinheiras, jornaleiro e pedreiro, entre outros.
Os professores estão com os salários atrasados desde junho. O sindicato da categoria justificou a iniciativa de publicar os anúncios como "alternativa" para o sustento das famílias dos professores.
É o caso de Waldelis Rezende Barbosa Martinez, 26, casada, mãe de três filhos, pedagoga, quatro anos e meio de magistério, que se ofereceu para trabalhar como cozinheira.
"A gente queria resolver essa situação o mais rápido possível. Nosso lugar é na sala de aula. A situação é constrangedora", disse.
O anúncio, que custou R$ 580,00, foi pago pelo sindicato. No anúncio, a categoria critica o governo do Estado.
"Não é só um protesto. As pessoas estão realmente necessitando de trabalho para sustentar suas famílias", disse Sérgio Calheiros, 38, presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública.
Salário
Calheiros afirmou que até as 15h de ontem ninguém ainda havia procurado os serviços dos professores. Ele disse que o salário médio de um professor em início de carreira é de R$ 168,00.
"Não há previsão de pagamento dos salários de junho", afirmou. Calheiros disse que a categoria está "parada por falta de condições de trabalho" desde o início do segundo semestre do ano letivo, que começou na segunda-feira, dia 22.
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Finanças, Orçamento e Planejamento informou que a previsão de pagamento dos salários de junho dos professores é dia 31 de julho, para até três salários mínimos; 15 de agosto, para quem ganha de três a oito salários mínimos; 21 de agosto, para quem ganha de 8 a 18 salários mínimos e 30 de agosto, para quem ganha acima de 18 salários mínimos.

Texto Anterior: Três são assassinados na região do ABCD; Morre a 53ª vítima da hemodiálise em PE; Escultora Felicia Leirner morre aos 92
Próximo Texto: Seis morrem atropelados em estrada na Bahia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.