São Paulo, terça-feira, 30 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Vela conquistas ganham 2º ouro do Brasil

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A SAVANNAH

O iatista Torben Grael ganhou ontem a medalha de ouro na classe Star ao lado do proeiro Marcelo Ferreira -a segunda conquistada pelo Brasil nos Jogos.
Esta é a terceira medalha olímpica de Grael: ganhou uma de prata em 84 e uma de bronze em 88.
"Estou muito contente. Me sinto muito contente. É difícil dizer outra coisa", repetia o iatista, ainda na marina flutuante, a 15 km de Savannah, onde ancorou seu barco, "Vida Bandida".
Com a terceira medalha, Grael passa a integrar uma elite do iatismo olímpico. Apenas três velejadores já ganharam quatro medalhas em Olimpíadas, e, com Grael, sete conquistaram três medalhas.
Grael ficou com a medalha ao chegar em terceiro lugar na décima e última regata da classe Star, disputada ontem à tarde.
Seu principal adversário, o australiano Colin Beashel, estava um ponto atrás de Grael antes do início da regata, mas largou antes da hora e foi desclassificado.
"No meio da regata, quando vimos a bandeira com a desclassificação dele, demos uma comemoradazinha, mas continuamos a fazer a nossa regata", conta Grael.
O iatista largou já com a medalha de prata assegurada e só precisava chegar à frente do australiano para ficar com o ouro.
Ao chegar na marina flutuante de Savannah (cidade 400 km a leste de Atlanta), Grael foi recebido com champanhe por seus companheiros de iatismo, mas não pôde beber porque antes devia se submeter ao exame anti-doping.
Truque Grael introduziu uma novidade no barco da classe Star, que possivelmente será copiada pelos demais iatistas no futuro, diz Erik Schmidt, tio e "guru" de Grael.
O barco de Grael, fabricado na Itália, tem o cockpit fechado nas suas laterais, o que diminui a quantidade de água que entra.
"Ele só chegou com a inovação na última hora, o que afetou psicologicamente os demais. O outro pensa: 'Ele está com um barco melhor'. Agora, todo mundo vai copiar", prevê Schmidt.

LEIA MAIS sobre iatismo às págs. 4-3 e 4-4

Próximo Texto: Atleta busca 5ª Olimpíada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.