São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Próximo Texto | Índice

Samba de uma nota só; Cálculo recente; Efeito Maluf; Reta de chegada; Sonho à esquerda; Efeito Cinderela; Acredite se quiser; Margem de manobra; Relações cordiais; Base para 98; Os donos da bola; Teatro paulistano; Acordo divino; Início de maratona; Mais um rombo; Mar de votos; Estranha paixão; Visita à Folha

Samba de uma nota só
O governo planeja nova ofensiva para a aprovar a reeleição, instalando a comissão no começo de outubro. Os articuladores pefelistas preferem que seja após o dia 3, primeiro turno municipal. Se depender de Serjão (Comunicações), instala-se antes.

Cálculo recente
Nas contas do Planalto, a emenda da reeleição tem 265 votos assegurados no PFL, PTB, PSDB e parte do PMDB. Faltam ainda 43, a serem garimpados entre os peemedebistas indecisos e no PPB antimalufista.

Efeito Maluf
Há duas fortes razões para a manobra da reeleição: 1) obsessão de Luís Eduardo Magalhães para ser o pai do troféu que FHC quer e 2) quanto mais o tempo passa, o governo tem menos perspectiva de poder a dividir.

Reta de chegada
FHC e Luís Eduardo Magalhães acertaram detalhes da tramitação da emenda da reeleição em conversa na manhã de quarta passada, no Planalto.

Sonho à esquerda
O governo quer seduzir para a tese da reeleição os governadores Miguel Arraes (PSB-PE), João Capiberibe (PSB-AP) e Victor Buaiz (PT-ES).

Efeito Cinderela
Para o Planalto, os novos prefeitos ficarão deslumbrados com a possibilidade de reeleição. E os atuais governadores também.

Acredite se quiser
No calendário da reeleição, o fim de setembro significa, para o governo, o começo do que FHC chama de a "terceira onda de crescimento econômico".

Margem de manobra
Instalada no começo de outubro, a tramitação da emenda da reeleição teria muito tempo para ser operada. No começo de novembro, já estaria pronta para ser levada ao plenário da Câmara na data mais conveniente.

Relações cordiais
FHC e Maluf têm conversado regularmente pelo telefone.

Base para 98
O PPB reúne seus candidatos a prefeitos de capital no dia 10 de agosto, em São Paulo.

Os donos da bola
Para Luís Eduardo Magalhães, o melhor dos mundos é votar na Câmara a reeleição e deixar que o Senado a aprecie em 97, na gestão de seu pai, ACM, que cobiça o posto de Sarney. Aliás, Sarney e ACM têm se falado muito.

Teatro paulistano
A Igreja Universal do Reino de Deus tem estratégia para enrolar Serra (PSDB). Enquanto os bispos alegam estar indefinidos, liberam o pastor Ronaldo Didini e sua Associação Beneficente Cristã para apoiar Pitta (PPB).

Acordo divino
O objetivo da Igreja Universal ao enrolar o PSDB é garantir que o governo cumpra promessa feita à sua bancada federal. Em troca dos votos a favor do CPMF, foi prometida uma melhor relação com a Receita Federal.

Início de maratona
Inocêncio Oliveira (PFL-PE) lança oficialmente na terça sua candidatura a presidente da Câmara. Sozinho no PFL, enfrenta, pelo menos, três do PMDB.

Mais um rombo
Stephanes (Previdência) descobriu fraude de empresas do Paraná. Achou 700 guias de recolhimento falsas, mas com autenticações de pagamento verdadeiras. "Salvo exceções, os empresários estão envolvidos."

Mar de votos
Serra detestou a forma como foi vendida a participação de Serjão e Paulo Renato em sua campanha. Nenhum dos ministros tem força eleitoral. Acha que Arthur Virgílio e José Aníbal dão fôlego à brilhante idéia.

Estranha paixão
Luiza Erundina se reúne amanhã com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, da Força Sindical, central adversária da CUT. Paulinho, que preside o sindicato, já anunciou que vota na petista no segundo turno.

Visita à Folha
O cônsul de imprensa da Alemanha em São Paulo, Ralph Timmermann, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
De Arlindo Chinaglia (PT-SP), sobre o PAS (Plano de Atendimento à Saúde), de Maluf:
- O PAS não é levado a sério pelos profissionais de saúde. Inventou uma carteirinha para cercear o acesso da população. Vende caro uma ilusão barata.

Próximo Texto: Trem da alegria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.