São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
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Governo investiu R$ 18 mi nos Jogos

Estatais patrocinaram confederações

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A solenidade em homenagem aos nadadores brasileiros é o primeiro retorno de um investimento de R$ 18 milhões do governo no esporte olímpico.
O patrocínio para os atletas saiu dos cofres de estatais como Banco do Brasil, CEF (Caixa Econômica Federal), Embratel, Telebrás e ECT (Empresa de Correios e Telégrafos).
A Confederação Brasileira de Futebol, patrocinada pela Coca-Cola, foi a única entidade que não teve patrocínio estatal.
As despesas do Comitê Olímpico Brasileiro com os 353 integrantes da delegação em Atlanta foram cobertas com patrocínios no valor de R$ 10 milhões -R$ 4 milhões da Embratel.
Estatais que investiram em esportes mais populares, como vôlei e basquete, não puderam usar suas logomarcas nos Jogos. Mas já haviam associado seus nomes a esses esportes.
Essas estatais investem milhões de reais em publicidade usando como garotos-propaganda os atletas patrocinados.
O investimento começou há alguns anos. Sem esses patrocínios, as equipes teriam piores condições de preparação.
O vôlei recebeu mais recursos. Parte dos cerca de R$ 5 milhões do contrato anual do BB com a confederação pagou as despesas das seleções nos EUA.
A CEF tem contrato anual de R$ 2 milhões com a confederação de basquete. A preparação das seleções masculina e feminina custou R$ 800 mil. A CEF diz que o retorno é garantido.
A ECT investiu R$ 1,9 milhão na natação. A Embratel, R$ 500 mil no judô. O Brasil ganhou medalhas nos dois esportes.
O Ministério dos Esportes investe pouco no esporte olímpico. Em 96, o Orçamento da União destinou R$ 2,8 milhões a 55 entidades. Mas o ministério intermediou convênios entre estatais e confederações.

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