São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitores aprovam análise universitária

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dirigentes das três universidades estaduais paulistas -USP, Unesp e Unicamp- aprovam a idéia de uma avaliação conjunta de todo o sistema de ensino, pesquisa e extensão do Estado de São Paulo.
O Concite (Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia) está preparando, para este semestre, a primeira avaliação que cobrirá, ao mesmo tempo, as três universidades e os 18 institutos de pesquisa mantidos pelo governo do Estado.
A avaliação, além de reunir dados quantitativos de todas as instituições, vai ouvir empresários e governo para avaliar o impacto que esse sistema tem na sociedade.
A idéia é, até março, publicar o resultado da avaliação, que servirá para a criação de uma política de ciência e tecnologia para o Estado.
Para o reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), José Martins Filho, 52, "o sistema de usar avaliadores externos, como empresários, é importante porque permite que a administração direcione melhor a solução de alguns problemas".
O reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Arthur Roquete de Macedo, tem opinião semelhante: "A universidade tem que ter avaliação -que deve ser externa- para mostrar à sociedade que o que ela faz é muito importante".
Macedo e Martins defendem que a avaliação externa deve ser precedida de uma auto-avaliação, coisa que as três universidades estaduais realizaram esta década.
"A avaliação ainda está em processo de discussão, e há muitos pontos que ainda devem ser definidos", diz o pró-reitor de pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), Hugo Armelin, 56.
Para ele, "avaliação externa não só é necessária, como desejável".
"Esse levantamento será certamente aperfeiçoado ao longo do tempo", afirma o diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), José Fernando Perez.
"Mas desde já, pela riqueza de informações geradas, ele poderá ser um importante instrumento de política científica e tecnológica no Estado", acrescenta.

Texto Anterior: Critério é mais rigoroso, diz presidente da Capes
Próximo Texto: Roscas e conexões eram incompatíveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.