São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corregedoria apura denúncia de agressão de PM a estudante

BETINA BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Corregedoria da Polícia Militar apura um caso suposta agressão envolvendo um polícial militar e o estudante R.A.G., 16. O menor diz que apanhou de um PM na rua Leopoldo Couto Magalhães, no Itaim Bibi (zona sul), durante uma revista, na noite da quarta passada.
Segundo R.A.G., que mora no bairro, ele e o amigo F., 17, voltavam da casa de um colega quando dois PMs os pararam. R.A.G. diz que os PMs estavam alcoolizados.
"Eles mandaram a gente encostar na parede e perguntaram onde estava o crack", afirma.
O estudante, que faz chaveiros, diz que estava com quatro rolos de filme, usados nas peças.
"Eu dei os rolos e disse que não tinha droga. Um deles, de nome Edésio, começou então a apertar meus órgãos genitais", conta.
O estudante diz que o soldado mandou que ele parasse de gritar. "Eu gritei mais ainda, aí ele me deu uma coronhada na cabeça."
"O outro PM, que não bateu, quando viu o sangue escorrendo da minha cabeça devolveu os filmes e mandou a gente ir embora."
A.R.G. e F., que nada sofreu, saíram correndo. Na rua João Cachoeira, um carro da PM parou ao ver R.A.G. sangrando. "Eu contei o que tinha acontecido, e fomos procurar os dois PMs."
Os PMs acusados foram localizados e levados ao 15º DP, com os dois estudantes. R.A.G. fez exame de corpo de delito no hospital da PM, e o soldado Edésio Donato fez exame de dosagem alcoólica.
O coronel Paes de Lira, da Corregedoria da PM, diz que foi aberto um inquérito policial-militar.
"O tenente de serviço, que localizou os PMs, os encaminhou até o quartel, onde foram retiradas suas armas. Os dois PMs, apesar de estarem fardados, estavam de folga. No registro do caso consta que eles teriam ingerido bebida alcoólica."
A Folha tentou falar com o soldado Edésio ontem. Foi informada que ele só estaria no local às 19h. Ao ligar às 18h40, foi informada de que o soldado havia ido embora.

Texto Anterior: Acusado de matar empresário é preso
Próximo Texto: Turista alemão é assassinado a tiro no RJ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.