São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996 |
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Francal mantém preços do ano passado
DANIELA FERNANDES
Para compensar esta estabilidade, muitas empresas estão aumentando sua produção por meio de investimentos em tecnologia, fabricando produtos de maior valor agregado sem aumentar custos. O preço do couro aumentou cerca de 10% devido ao período de entressafra. "Não podemos subir nossos preços para não reduzirmos nossa competitividade. Aumentamos nossa produção em 10% com novas máquinas e mão-de-obra mais especializada", diz José Henrique Bettarello, diretor da Agabê Calçados, em Franca (interior de SP). A Fasolo, fabricante de cintos e acessórios, está praticando nesta Francal preços 25% inferiores aos de 95, afirma o diretor da empresa, Francisco Renan Proença. A redução foi possível devido a parcerias com fornecedores e lojistas. "Se as vendas do Dia dos Pais forem boas, manteremos os preços até o final de 96," diz Proença. Ele diz que a produtividade e o faturamento da empresa devem aumentar, respectivamente, 60% e 30% em relação a 95, sem, no entanto, divulgar números. Patrícia Maranhão, dona da empresa que leva seu nome, diz que os preços de seus calçados, que variam entre R$ 59 e R$ 69 para o consumidor, "nunca estiveram tão baixos". Ela afirma que os ajustes que o setor fez nos últimos tempos (treinamento de funcionários e novas tecnologias) refletiram em sua empresa, que seguiu essa tendência. João Batista de Lima, presidente da Francal, havia afirmado anteriormente que os preços deveriam aumentar entre 1% e 1,5%. "Pelo que pude constatar até o momento, as empresas não estão aumentando seus preços", afirma. Mercado interno A Paquetá, que exporta 90% de sua produção (600 mil pares/ mês), está apostando no mercado interno, diz Gilberto Simon, gerente de produtos. A empresa, que investiu R$ 5 milhões em 96 na aquisição de máquinas e equipamentos de informática, lançou três linhas de sandálias na Francal. A GVD, do Rio Grande do Sul, um dos maiores exportadores brasileiros (6,5 milhões de pares/ano) também se voltou ao mercado brasileiro, lançando na Francal a coleção de verão das novas marcas Pyramidis e GVD Comfort. A Grendene está lançando o Rider feminino, os tênis e chinelos da marca Seninha e o Clock Xuxa. Francal/Febravest: de 28 de julho a 2 de agosto, das 10h às 19h, no Parque Anhembi Texto Anterior: Bolsa sobe quase 4% em cima de Telebrás Próximo Texto: Consumo de alimentos tem queda Índice |
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