São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
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Francal mantém preços do ano passado

DANIELA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

As indústrias calçadistas estão mantendo nesta 28ª Francal os mesmos preços praticados durante a feira do ano passado.
Para compensar esta estabilidade, muitas empresas estão aumentando sua produção por meio de investimentos em tecnologia, fabricando produtos de maior valor agregado sem aumentar custos.
O preço do couro aumentou cerca de 10% devido ao período de entressafra. "Não podemos subir nossos preços para não reduzirmos nossa competitividade. Aumentamos nossa produção em 10% com novas máquinas e mão-de-obra mais especializada", diz José Henrique Bettarello, diretor da Agabê Calçados, em Franca (interior de SP).
A Fasolo, fabricante de cintos e acessórios, está praticando nesta Francal preços 25% inferiores aos de 95, afirma o diretor da empresa, Francisco Renan Proença.
A redução foi possível devido a parcerias com fornecedores e lojistas. "Se as vendas do Dia dos Pais forem boas, manteremos os preços até o final de 96," diz Proença.
Ele diz que a produtividade e o faturamento da empresa devem aumentar, respectivamente, 60% e 30% em relação a 95, sem, no entanto, divulgar números.
Patrícia Maranhão, dona da empresa que leva seu nome, diz que os preços de seus calçados, que variam entre R$ 59 e R$ 69 para o consumidor, "nunca estiveram tão baixos".
Ela afirma que os ajustes que o setor fez nos últimos tempos (treinamento de funcionários e novas tecnologias) refletiram em sua empresa, que seguiu essa tendência.
João Batista de Lima, presidente da Francal, havia afirmado anteriormente que os preços deveriam aumentar entre 1% e 1,5%. "Pelo que pude constatar até o momento, as empresas não estão aumentando seus preços", afirma.
Mercado interno A Paquetá, que exporta 90% de sua produção (600 mil pares/ mês), está apostando no mercado interno, diz Gilberto Simon, gerente de produtos.
A empresa, que investiu R$ 5 milhões em 96 na aquisição de máquinas e equipamentos de informática, lançou três linhas de sandálias na Francal.
A GVD, do Rio Grande do Sul, um dos maiores exportadores brasileiros (6,5 milhões de pares/ano) também se voltou ao mercado brasileiro, lançando na Francal a coleção de verão das novas marcas Pyramidis e GVD Comfort.
A Grendene está lançando o Rider feminino, os tênis e chinelos da marca Seninha e o Clock Xuxa.

Francal/Febravest: de 28 de julho a 2 de agosto, das 10h às 19h, no Parque Anhembi

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