São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Savannah abriga 'Olimpíada aristocrática'

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO A SAVANNAH

Sede das competições de iatismo nos Jogos, a pequena Savannah se preparou com afinco para receber velejadores e amantes da vela que, em sua maioria, pertencem à elite econômica de seus países.
Nesta "Olimpíada aristocrática", até mesmo a cerimônia de premiação dos atletas vencedores é, de fato, uma cerimônia.
Anteontem à noite, cerca de 5.000 pessoas se reuniram para assistir à entrega das medalhas.
Foram premiados os vencedores das quatro classes que já haviam terminado as suas competições, entre as quais a classe Star, vencida pelos brasileiros Torben Grael e Marcelo Ferreira.
Os espectadores compraram ingressos, entre US$ 10 e US$ 35, para ver a premiação, realizada ao ar livre, com lua cheia, à beira do rio Savannah, que corta a cidade.
Orquestra
O programa apenas se encerrou com a entrega das medalhas.
Antes, houve a apresentação de um coral de crianças de Savannah, depois um show com um coral de crianças do Estado da Geórgia e, por fim, uma apoteótica apresentação da Orquestra Sinfônica de Savannah.
Nesta Olimpíada da elite, a vitória de um brasileiro merece notícia na primeira página do jornal local.
O mesmo não acontece em Atlanta, quando a dupla Jackie Silva e Sandra Pires conquistou a medalha de ouro no vôlei de praia.
Torben Grael e Marcelo Ferreira mereceram foto na primeira página da edição de ontem do "Savannah Morning News", o principal diário da cidade, com seu logotipo impresso em letras góticas.
Outras atrações
Como os Jogos de Atlanta marcam os cem anos da primeira Olimpíada, que aconteceu em Atenas, em 1896, Savannah programou cem dias de eventos culturais relacionados ao evento.
A cidade recebeu a tocha olímpica, em uma etapa de sua viagem à cidade de Atlanta, com uma grande festa, no último dia 9, no porto.
Savannah não quis ficar atrás de Atlanta, e também organizou a sua própria cerimônia de abertura dos Jogos, um dia depois da rival -e também vai fazer uma festa de encerramento, dois dias antes do final oficial da Olimpíada.
Diferenças
Atlanta e Savannah não parecem cidades de um mesmo Estado -e muito menos sedes de uma mesma Olimpíada.
Separadas por 400 km, as cidades não combinam.
Atlanta é tão quente e abafada que a cidade foi apelidada de Hotlanta. Savannah, à beira do mar, é banhada permanentemente por brisa, o que torna a temperatura mais amena.
O centro de Atlanta não tem uma árvore; Savannah é completamente arborizada, com suas 24 praças e parques.
Atlanta é uma das maiores cidades do país, com população de 3,5 milhões de habitantes; Savannah é um tranquilo porto com 150 mil habitantes.

Texto Anterior: Vela se iguala ao atletismo
Próximo Texto: Brasil ganha bronze na Tornado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.