São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carl Franklin olha a América minoritária

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DO MAIS!

Dois filmes do cineasta americano Carl Franklin lançados agora em vídeo mostram um artista negro que optou por um caminho alternativo à militância de gueto.
Em dissonância com o multiculturalismo, Franklin mostra uma América que, em vez de se esforçar por integrar as diferenças, está condenada à desintegração.
Seu filme de estréia, "Um Passo em Falso", produção independente de 1990, foi lançado sem divulgação, mas despertou o interesse dos críticos de Nova York.
No Brasil, o filme nem chegou a ser exibido nos cinemas, e mesmo depois de lançado em vídeo não é fácil encontrá-lo em locadoras.
"Um Passo em Falso" segue o rumo de três traficantes que, depois de cometer uma chacina em Los Angeles, fogem para Arkansas.
A ação, no entanto, é o que menos interessa aqui. Dois atos de violência abrem e fecham o filme, mas é o entreato que o constitui.
Aquilo que está na origem e no fim da brutalidade física é o que Franklin tenta captar. Para isso, ele dilata os pequenos atos, os gestos familiares, permitindo que o espectador compreenda os desequilíbrios e as diferenças.
Franklin toma como ponto de partida o convívio forçado entre as diversas faces da América -brancos e negros, urbanos e rurais, espertos e caipiras. E Marte pode ser mais próximo do que Arkansas (não é por acaso que o lugarejo interiorano se chama Star City).
"Noir" negro
Em "O Diabo Veste Azul", Franklin vai ao passado, nos anos 40, para examinar de perto o esforço de constituição de uma identidade dos negros na América.
Easy Rawlins chegou da guerra e tenta se integrar ao modo de vida da propriedade e do conforto brancos. Depois de demitido do emprego, ele se vê em dificuldades para pagar a hipoteca de sua casa.
Ele topa então a proposta de um homem branco, capanga de um político -desvendar o paradeiro de uma mulher branca "que gosta de frequentar lugares de negros".
Na linhagem retrô de "Chinatown", de Polanski, "O Diabo Veste Azul" é um hábil exercício de estilo. Mas, para Franklin, a intenção é adotar o modelo da maioria para demonstrar o inútil esforço de integração das minorias.

Filme: Um Passo em Falso
Elenco: Bill Paxton, Cynda Williams
Filme: O Diabo Veste Azul
Elenco: Denzel Washington, Jennifer Beals
Direção: Carl Franklin
Distribuição: LK Tel (tel. 011/825-5766)

Texto Anterior: Principais prêmios
Próximo Texto: Diretor ri com Allen e Falk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.