São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV lança hoje nos EUA o canal M2

Emissora aposta no alternativo

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

A MTV norte-americana resolveu investir em música novamente, 15 anos depois de sua criação.
Transformada hoje em uma emissora de estilo e comportamento, com menos espaço em seu horário nobre para os videoclipes, ela ataca com uma "volta às origens" criando o canal M2.
O novo canal, que entra no ar hoje, terá simplesmente clipes, 24 horas por dia, e será dirigido a um segmento de público um pouco mais velho (entre 20 e 25 anos), que não se interessa pelos "game shows" ou seriados que atualmente dominam a MTV (leia texto nesta página).
"A nossa proposta é que a programação do M2 não seja estruturada. Vamos apenas colocar os clipes no ar, misturando rap, rock, alternativo etc., como era a MTV no início de sua existência", disse Todd Phyllips, diretor de comunicações da emissora.
Bandas alternativas
O investimento no M2 é justificado como sendo uma resposta ao mercado interessado puramente em música, que continua muito forte, na avaliação dos executivos da emissora.
Segundo Tom Freston, chairman da MTV, o novo canal é dirigido ao público que considera a programação atual muito "mainstream".
Assim, bandas mais alternativas como as inglesas Elastica e Blur, ou a americana Psychotica (que está se apresentando no festival Lollapalooza deste ano), devem ter mais exposição. Além disso, há um grande número de videoclipes que chegam à MTV só que nunca vão ao ar, por falta de espaço.
"Recebemos cerca de 50 videoclipes por semana. A porcentagem do que vai ao ar varia entre 30% e 60%", diz Phyllips. Todo esse material vai ter lugar, pelo menos teoricamente, no M2.
Mas esse lançamento será cuidadoso. Inicialmente, apenas 1 milhão de residências, aproximadamente, receberão a M2 via cabo nos EUA -a MTV chega a 65 milhões dos lares americanos.
"É uma combinação de dois fatores. O primeiro é que as companhias de cabo estão com seus espaços lotados. O segundo é que se trata de uma tentativa de lançar regionalmente o canal, para ver qual é a resposta do público", afirmou Phyllips.
Num estágio inicial, a distribuição da emissora será gratuita, tentando formar seu público fiel. Essa segmentação dentro da MTV não é nova. A emissora também é responsável pela criação do VH1, que toca hits do passado e "easy-listening" (música fácil de ouvir).
Internet
A outra aposta do M2 é sua ligação direta à Internet. O canal poderá ser acessado via rede de computadores, 24 horas por dia. Além de videoclipes, o serviço on line terá datas de shows, informações biográficas e discografias.
Esse casamento de TV e computador é uma tendência que já virou realidade nos EUA. No último mês, entrou no ar a MSNBC, uma união entre a Microsoft e a rede NBC para um canal de notícias 24 horas na TV e muito mais informação na Internet.

Texto Anterior: Thomioka mostrou coreografia nacional
Próximo Texto: Apresentadora grava CD e posa para a "Playboy"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.