São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emissora mudou a cara do rock'n' roll

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

É difícil lembrar, hoje, o impacto que teve a chegada da MTV. Para toda uma geração, agora na casa dos 20 anos, é difícil mesmo lembrar que já existiu vida sem MTV.
Até os anos 70, o rádio era o encarregado de vender os artistas e criar tendências.
A MTV foi bem clara em sua chegada, no dia 1º de agosto de 1981: o primeiro clipe a entrar no ar foi "Video Killed the Radio Star" ("o videoclipe matou o astro de rádio"), com os Buggles.
Única emissora a tocar clipes 24 horas por dia, a MTV começou como uma alternativa. Quando nomes desconhecidos como A Flock of Seagulls começaram a vender como água, a indústria acordou.
O golpe final viria em 1983. Com três clipes superproduzidos ("Beat it", "Billy Jean" e "Thriller"), Michael Jackson mostrou as possibilidades da nova mídia e provou seu potencial de vendas.
A revolução estava concluída. Surgia a estética do videoclipe: cortes rápidos, câmeras tortas, efeitos e imagens provocantes.
Nesse mesmo ano, o Duran Duran tornou-se a primeira das "bandas de clipe".
Os sutiãs de Madonna ganharam a tela em 1984. Um ano depois, ela abriria espaço para Bruce Springsteen em "We Are the World".
Em meados de 85, a MTV começou a incluir em sua grade programas extraclipe. O maior êxito seria "Unplugged". Lançado em janeiro de 90, criou um novo gênero, explorado em discos e shows.
A MTV ainda é capaz de criar astros como Alanis Morrissete. Mas a indústria fonográfica começa a apostar na volta do rádio.
É exatamente esse movimento que a emissora pretende evitar com o lançamento do canal M2.
Brasil
A MTV chegou ao Brasil em 20 de outubro de 90. Sua influência foi sentida rapidamente: o atraso nos lançamentos, que era de anos, passou a ser de dias.
Como nos EUA, a MTV incentivou o lançamento de bandas novas no mercado.
Mesmo assim, ainda é difícil avaliar seu peso no mercado fonográfico brasileiro.
A situação pode mudar a partir de agosto, quando o Ibope começa a computar a audiência do canal.

Texto Anterior: Apresentadora grava CD e posa para a "Playboy"
Próximo Texto: Maior sucesso é 'namoro na TV'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.