São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996 |
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Emissora mudou a cara do rock'n' roll
MARISA ADÁN GIL
Até os anos 70, o rádio era o encarregado de vender os artistas e criar tendências. A MTV foi bem clara em sua chegada, no dia 1º de agosto de 1981: o primeiro clipe a entrar no ar foi "Video Killed the Radio Star" ("o videoclipe matou o astro de rádio"), com os Buggles. Única emissora a tocar clipes 24 horas por dia, a MTV começou como uma alternativa. Quando nomes desconhecidos como A Flock of Seagulls começaram a vender como água, a indústria acordou. O golpe final viria em 1983. Com três clipes superproduzidos ("Beat it", "Billy Jean" e "Thriller"), Michael Jackson mostrou as possibilidades da nova mídia e provou seu potencial de vendas. A revolução estava concluída. Surgia a estética do videoclipe: cortes rápidos, câmeras tortas, efeitos e imagens provocantes. Nesse mesmo ano, o Duran Duran tornou-se a primeira das "bandas de clipe". Os sutiãs de Madonna ganharam a tela em 1984. Um ano depois, ela abriria espaço para Bruce Springsteen em "We Are the World". Em meados de 85, a MTV começou a incluir em sua grade programas extraclipe. O maior êxito seria "Unplugged". Lançado em janeiro de 90, criou um novo gênero, explorado em discos e shows. A MTV ainda é capaz de criar astros como Alanis Morrissete. Mas a indústria fonográfica começa a apostar na volta do rádio. É exatamente esse movimento que a emissora pretende evitar com o lançamento do canal M2. Brasil A MTV chegou ao Brasil em 20 de outubro de 90. Sua influência foi sentida rapidamente: o atraso nos lançamentos, que era de anos, passou a ser de dias. Como nos EUA, a MTV incentivou o lançamento de bandas novas no mercado. Mesmo assim, ainda é difícil avaliar seu peso no mercado fonográfico brasileiro. A situação pode mudar a partir de agosto, quando o Ibope começa a computar a audiência do canal. Texto Anterior: Apresentadora grava CD e posa para a "Playboy" Próximo Texto: Maior sucesso é 'namoro na TV' Índice |
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