São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Videogame dá acesso para rede mundial

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um equipamento para passear pela parte gráfica da rede mundial Internet mais barato do que um computador Pentium de R$ 3.000.
Essa é a promessa de algumas máquinas que devem ser lançadas mundialmente ainda neste ano.
A Sega, uma das líderes mundiais em vendas de cartuchos e consoles de videogame, está lançando no Japão em agosto um CD e cartucho que transformam o console Sega Saturn em acesso à WWW, parte gráfica da Internet.
Segundo a Tec Toy, representante exclusiva da Sega no Brasil, o produto deverá ser lançado no país até o final do ano.
O Sega Saturn é um console de 32 bits, mais rápido que os do mercado que trabalham a 16 bits.
Em vez de um cartucho, opera com CD. Assim, os jogos ficam mais rápidos, e as imagens ganham mais precisão. O console de videogame, como todos os outros, é conectado à televisão.
Para usar o Sega Saturn na Internet, o interessado vai ter de comprar no mercado um CD, que virá com um programa em português para passear pela WWW, e um cartucho, que virá com o modem embutido.
O funcionamento é mais fácil que o de um computador que exige uma série de ajustes. O console é conectado à televisão.
O cartucho é acoplado ao console. Dele sai um fio que se conecta à linha telefônica. O CD com o programa para pesquisar na WWW, conhecido como browser, é inserido no console.
A Tec Toy ainda está adaptando o CD e o cartucho para o Brasil. No Japão, o cartucho vem com um modem de 14,4 mil bps (bits por segundo) de velocidade. A empresa quer lançar no país um cartucho mais rápido, com 28,8 mil bps.
O CD com o browser também está em fase de tradução. Com o Sega Saturn, o usuário de Internet também vai poder enviar e receber mensagens por correio eletrônico.
O protótipo do produto somente consegue enviar mensagens.
Computador mais barato
A Sun mostrou no Brasil, há três semanas, o protótipo do Network Computer para acesso à Internet. É um computador com chip de tecnologia Risc, mais poderoso que o da Intel.
A máquina, que deverá ser lançada neste ano, virá sem disco rígido e poderá ser acoplada a uma rede de computadores.
A Apple também mostrou uma solução com preço mais acessível para acesso à Internet. O Pippin é um console que no Japão custa US$ 500.

Texto Anterior: Estouro de divisão no 'MS-DOS'
Próximo Texto: 'Cyberdog' tem serviço de busca e correio eletrônico para Macs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.