São Paulo, quinta-feira, 1 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESOURADAS PÓS-REGIME MILITAR

- Pela moral e bons costumes
Janeiro de 88 - A Divisão de Censura da Polícia Federal proíbe que Édipo (Felipe Camargo) e Jocasta (Vera Fischer), protagonistas da novela "Mandala" (Globo), mantenham relações sexuais ou apareçam "entre lençóis". Permite apenas que troquem um único beijo. Como na tragédia grega, os personagens se apaixonam sem saber que são mãe e filho.

Julho de 88 - O diretor da Censura Federal, Raimundo Mesquita, determina cortes na novela "Vale Tudo" (Globo) para deixar menos explícito o relacionamento homossexual entre as personagens Cecília (Lala Deheinzelin) e Laís (Cristina Prochaska).

- Em nome de Deus
Fevereiro de 86 - Por pressões da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o presidente José Sarney proíbe a exibição no país de "Je Vous Salue Marie". O filme, dirigido por Jean-Luc Godard, questiona dogmas católicos, como a virgindade de Maria.

Novembro de 88 - O prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, interdita oito cinemas que exibiam "A Última Tentação de Cristo", filme do diretor Martin Scorsese. Alega que as salas têm "falhas de segurança". No mesmo dia, a Arquidiocese do Rio divulga nota chamando o longa-metragem de "blasfemo e pornográfico".

Abril de 89 - Globo e Manchete se curvam à ala mais conservadora da Igreja e deixam de exibir "Like a Prayer". O clipe em que a cantora Madonna dança com um santo negro é acusado de insultar os católicos.

- Em nome da honra
Fevereiro de 93 - A escritora Glória Perez consegue embargar a circulação de "O Crime da Novela das Oito". O livro do jornalista Sérgio de Souza se debruça sobre o assassinato de Daniella Perez, filha de Glória.

Julho de 93 - A Justiça do Rio impede a Manchete de exibir "O Marajá". Motivo: a minissérie pode trazer "danos irreparáveis" à imagem do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

Janeiro de 96 - Oficiais de Justiça recolhem "Estrela Solitária" das livrarias. A biografia de Garrincha, escrita por Ruy Castro, não agrada à família do jogador.

- Drogas, tô fora
Agosto de 89 - O presidente do Conselho Federal de Entorpecentes, Laércio Pellegrino, promete: vai mandar apreender as capas do disco "Catch a Fire", que mostram o cantor jamaicano Bob Marley fumando maconha. A ameaça não se concretiza.

- Quando a política vira caso de polícia
Abril de 88 - "Ordens superiores" fazem com que a diretora Tizuka Yamasaki corte quatro capítulos da minissérie "O Pagador de Promessas" (Globo). A tesoura atinge cenas que sugeriam ligações entre a Igreja progressista e a reforma agrária.

Junho de 93 - O Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, cancela a exibição de "Brazil: Beyond Citizen Kane" (Brasil: Além, de Cidadão Kane). Em tom crítico, o documentário inglês relata a influência que a Rede Globo exerce sobre a população brasileira. O MIS justifica-se dizendo que a cópia do vídeo sofrera avarias técnicas. Funcionários do museu, porém, alegam razões políticas para o cancelamento repentino da sessão.

Julho de 95 - O deputado federal Bonifácio Andrada (PTB-MG) impede que a banda Paralamas do Sucesso cante "Luís Inácio (300 Picaretas)" durante show em Brasília. Alega que a música ofende os congressistas.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: Buemba! Vai pra Olimpíada, dona Maria!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.