São Paulo, quinta-feira, 1 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À Fleur de Peau representa o abandono

MARIANE MORISAWA
DA REDAÇÃO

A companhia À Fleur de Peau apresenta hoje e amanhã o espetáculo "4' Quarts", no Comfort em Dança - 1ª Mostra Nacional.
No elenco estão os brasileiros André Curti e Denise Namura, a francesa Domenique Laencina e o alemão Michael Bugdahn.
A coreografia foi desenvolvida por Namura e Bugdahn, que assina também o texto e a direção.
Nesse espetáculo, o grupo quis representar o abandono. Para isso, pensaram em uma festa, onde acreditam que as pessoas ficam um pouco abandonadas, devido à dificuldade de comunicação.
"4' Quarts" mistura dança, teatro, mímica, pantomima, acrobacias para contar a história de quatro personagens.
Prêmios
A paulistana Denise Namura mudou-se para a França em 1981. Começou a estudar mímica, teatro e canto. Com Michael Bugdahn, ela formou o grupo, em 1986.
A mistura de culturas -acentuada por serem dois estrangeiros em outro país- influi decisivamente no trabalho.
"Eu vim com meu delírio brasileiro e ele com a esquematização. No fim, ele começou a delirar e eu, a organizar", diz a coreógrafa.
"4' Quarts" recebeu dois prêmios: o Tremplins de la Danse de 1994 e o Humour-Prix Violimine. O humor é marcante nos espetáculos da companhia. "Mexemos com o tragicômico, usando temas próximos ao cotidiano. Rimos da miséria humana", diz Denise.
Ator-bailarino
Ela destaca, em seu trabalho, a centralização no ator-bailarino. Ao desenvolver um espetáculo, a companhia busca a personalidade de cada um dos integrantes.
Para entrar no grupo, é necessário passar por uma espécie de estágio. Somente depois de um ano é que o bailarino pode se apresentar.
Movimento e música estão integrados. "A coreografia é composta como se fosse um bordado. Os movimentos são marcados, como em uma partitura", diz Namura.
O contato com o público também caracteriza as apresentações. "Em '4' Quarts', é como se o público estivesse na festa. Nosso objetivo é colocar todo mundo na festa." Esse objetivo é às vezes tão bem-sucedido que as pessoas respondem ao texto.
À Fleur de Peau se prepara para mostrar "Pendant que j'y Pense", seu novo trabalho, na Bienal de Lyon. Por este espetáculo, receberam o prêmio de melhor coreografia no Concurso Internacional de Groningen, na Holanda.

Espetáculo: 4' Quarts
Com: Cie. À Fleur de Peau
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 288-0136)
Quando: hoje e amanhã, às 21h
Quanto: R$ 25

Texto Anterior: Lobão quer exibir sua promiscuidade
Próximo Texto: Claudia Jimenez volta a vestir seu biquíni selvagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.