São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo assina plano ambiental

Compromisso firmado é internacional

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo se comprometeu perante o mundo a crescer equilibrando transportes e poluição, habitação e meio ambiente, riqueza e pobreza.
O Cades (Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) aprovou ontem o texto da Agenda 21-Local, um programa estratégico de crescimento ambientalmente correto para o município.
A Agenda 21-Local é tópico da Agenda 21 -um protocolo internacional de intenções criado durante a Eco-92, a conferência de cúpula das Nações Unidas sobre meio ambiente, que aconteceu no Rio.
Ao preparar suas agendas locais, as cidades no mundo todo assumem a responsabilidade, em médio e longo prazos, de buscar um modelo de desenvolvimento sustentável nos planos urbano, social, ambiental e administrativo.
Dentro do tópico Desenvolvimento Urbano, o documento paulistano recomenda a priorização do transporte coletivo.
O item Desenvolvimento Social sugere combate à pobreza, com programas de educação, esportes, lazer e saúde.
O tópico Qualidade Ambiental prevê ações do governo municipal para garantir a qualidade da captação de água e, também, dar destinação adequada aos resíduos.
A agenda 21-Local vai consumir do município algo entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões por ano para sua implantação.
O Cades levou dois anos para preparar a Agenda 21-Local. O documento começou a ser efetivamente elaborado depois que o prefeito Paulo Maluf participou, em Manchester (Inglaterra), do Fórum Global -reunião que discutiu o tema.
Na opinião do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, que também preside o Cades, o documento será uma peça acessória de planejamento, já que faz uma radiografia atual da cidade.
"O documento retrata quase o óbvio, mas acaba sendo importante no planejamento da cidade. O Cades tem assento na Secretaria do Planejamento e pode influenciar a política de desenvolvimento de São Paulo", afirmou.
O dossiê será agora revisado para receber pequenos ajustes. No próximo dia 21 (Dia da Árvore), será apresentado oficialmente.
No Brasil, as cidades de São Paulo (SP), Santos (SP), Angra dos Reis (RJ), Rio (RJ), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG) possuem a Agenda 21-Local.

Texto Anterior: Filósofo defende fim de sigilo
Próximo Texto: Estado coloca PM para reforçar segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.