São Paulo, sábado, 3 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goleada dá prêmio de consolação

MARCELO DAMATO
e MÁRIO MAGALHÃES

MARCELO DAMATO E MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS ESPECIAIS A ATHENS

Brasil faz 5 a 0 em Portugal e leva o bronze; Bebeto pode ser artilheiro da Olimpíada

A seleção brasileira conquistou ontem seu prêmio de consolação na Olimpíada, a medalha de bronze. Goleou Portugal por 5 a 0, no Sanford Stadium, em Athens.
Ronaldinho e Flávio Conceição marcaram no primeiro tempo, e Bebeto fez três no segundo.
Bebeto é o artilheiro provisório dos Jogos, com seis gols. Ronaldinho tem cinco, ao lado do argentino Crespo, que atua hoje na final.
Mas, apesar da vitória, ressurgiu em campo o conflito entre os dois atacantes brasileiros.
Anteontem, Ronaldinho dissera que faltara um líder para a seleção -função que era de Bebeto, por ser o capitão- e, ontem, deu poucos passes a ele. Por não receber bolas, Bebeto gritou com Ronaldinho logo antes do intervalo.
Nos primeiros dez minutos, o time apresentou seus melhores momentos no torneio. Contra um time que marcava mal, fez dois gols.
Aos 4min, Juninho, pela direita, tocou para a entrada de Ronaldinho. Diante do goleiro, fez 1 a 0.
Cinco minutos depois, Bebeto tocou para Zé Maria, que foi ao fundo, driblou um português e rolou para Flávio, que completou de dentro da pequena área.
Com a vantagem no placar, o time caiu e voltou a repetir os mesmos erros dos outros jogos: falta de solidariedade no ataque e de eficiência na defesa.
O time de Portugal, por isso, chegou a criar duas chances.
No mais, o rival limitava-se a conter o Brasil, quase sempre com violência e com a benevolência do juiz Gamal El-Gandhour.
Juninho recebeu um soco no rosto e um chute no joelho; Ronaldinho, uma cotovelada no rosto; Zé Elias, dois chutes por trás (um sem bola), mas nenhum desses lances valeram cartão amarelo aos infratores -na maioria dos casos, nem foi apontada falta.
No segundo tempo, Bebeto marcou a 1min e a 8min, num pênalti sofrido por Ronaldinho. No primeiro gol, Bebeto recebeu apenas um cumprimento rápido de seu companheiro de ataque. No segundo, nem isso.
Depois dos gols, novamente o Brasil diminuiu o ritmo. Aos 15min, Zé Maria fez pênalti em Nuno Gomes. Calado bateu, e Dida defendeu, repetindo o feito contra a Nigéria.
Depois, os portugueses quase desistiram de atacar e de marcar. O Brasil então perdeu várias chances, com Ronaldinho, Bebeto, Juninho, Roberto Carlos. Até Aldair jogou fora um gol, aos 29min.
Aos 31min, o goleiro português Costinha perdeu a bola nos pés de Bebeto, que fez 5 a 0.
A partir dos 33min, o técnico Zagallo deu chance a Luizão, Narciso e Marcelinho Souza de jogar um pouquinho na Olimpíada. Só Danrlei e André não jogaram.

Texto Anterior: Ciclismo; Hóquei; Autocrítica; Iatismo; Ouro; Você sabia?
Próximo Texto: Jogos abortam a base para 98
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.