São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poema inspira minissérie no Ceará

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O diretor cearense Gláuber Filho, 26, encerra no próximo dia 5 as gravações de "Oropa, França e Bahia", a primeira minissérie televisiva gravada e produzida totalmente no Ceará.
Com exibição prevista para outubro próximo, pela TVC (TV Ceará, retransmissora da TV Cultura e da TV Educativa), "Oropa, França e Bahia" está dividida em quatro capítulos com duração de 25 minutos.
A minissérie tem um orçamento de R$ 127 mil, financiado com recursos captados de empresas cearense a partir da Lei Jereissati de incentivo à cultura.
No elenco da minissérie estão Lineu Dias (Manuel), que atuou no teatro em peças como "Phedra", Ana Paula Bouzas (Maria), que participou da minissérie "O Sorriso do Lagarto", exibida em 91 pela Globo, e atores cearenses.
As cenas da minissérie estão sendo gravadas em praias do litoral cearense e em Maracanaú. A direção de arte inclui elementos do folclore local e é assinada por André Scarllazari. O roteiro de "Oropa, França e Bahia" é baseado no poema homônimo escrito em 1951 pelo pernambucano Ascenso Ferreira.
Gláuber, que já ganhou prêmios na Alemanha e em Portugal com seus curtas, diz que motivou-se a filmar o poema após o sucesso obtido em Fortaleza pela adaptação para o teatro, em 95.
A minissérie retrata com realismo fantástico os conflitos existenciais do casal Manuel e Maria, que vive isolado em um casarão entre uma ferrovia e o mar.
"Enquanto Maria simboliza a mudança, sonhando em conhecer um novo mundo, Manuel, mais velho e acomodado, vive de recordações e a contemplar suas naus, vindas da Europa, França e Bahia", diz Gláuber.

Texto Anterior: 'Enlatados' com a cara do Brasil lutam por espaço na programação
Próximo Texto: "Boom" de seriados amplia o mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.