São Paulo, domingo, 4 de agosto de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

* "Gostaria de saber qual a diferença entre um sistema de turbo e o compressor G da Volkswagen. Quero saber se o turbo da VW pode ser instalado sem problemas em veículos nacionais e para que serve o intercooler."
Ilizeu G. Ruiz (Maringá, PR)

Resposta
Segundo o preparador de motores Vinicius Losacco, o compressor da VW é o mesmo usado no modelo 230K da Mercedes-Benz e funciona com uma correia ligada ao virabrequim. Já os turbocompressores são duas turbinas que funcionam ligadas ao coletor de escapamento. Ele explica que o compressor G pode ser instalado em veículos nacionais, mas para cada modelo existe um conjunto específico. O intercooler é um radiador que esfria o ar que sai da turbina, aumentando a potência ao motor.

*"Entusiasmado com o sistema Palio On-Line, da Fiat, fui à concessionária Zero Quilômetro. Queria comprar um Palio 16V, quatro portas, cor branca, cintos de segurança laterais traseiros retráteis, banco do motorista com regulagem lombar, faróis de neblina, ar-condicionado, alarme com comandos à distância e apoio de cabeça nos bancos traseiros.
Para minha surpresa, o sistema não aceitou o pedido. O funcionário foi cortando um a um os opcionais até que foi aceita a configuração do Palio 16V, quatro portas, faróis de neblina, alarme antifurto e ar-condicionado. Fiquei decepcionado, mas mesmo assim confirmei a reserva. O que pude perceber é que o cliente não pode 'montar' o seu carro, e isto é mais um engodo de marketing da Fiat."
Jacson Bittencourt Queiroz (Brasília, DF)

Resposta
A Fiat disse que esclareceu as dúvidas do cliente sobre o sistema de reservas no dia 23 de julho. A montadora comentou ainda que, na oportunidade, recebeu a informação de que o cliente já havia retirado seu carro na Zero Quilômetro, no dia 4 de julho, e que estava satisfeito.

* "Tenho uma Besta, da Kia Motors, que com aproximadamente 37.000 km apresentou defeito no câmbio -a quinta marcha escapa aleatoriamente. A revenda já desmontou o câmbio e trocou peças por seis vezes, e o defeito sempre retorna.
Enviei carta ao representante da Kia, em Jundiaí, e não obtive nenhuma satisfação."

Resposta
A Kia Motors do Brasil informou que o problema com o câmbio foi sanado e o cliente vem fazendo uso normal do veículo.
A Folha contatou o leitor que confirmou a informação.

* "Tenho um Mille ELX, ano 95, com cerca de 10.000 km rodados. O carro vem apresentando sérios problemas de desgaste excessivo de pneus.
Os últimos três alinhamentos foi feito na concessionária Nápolis, mas não detectaram o problema.
Entrei em contato com o escritório regional da montadora e me disseram que se o carro não apresentava problemas mecânicos, era para eu procurar o fabricante do pneu. A Goodyear do Vale do Aço me informou que a vida útil dos pneus são de cerca de 28.000 km.
Estou indignado com o atendimento da Fiat e gostaria de saber se tenho direito a novos pneus e um melhor acompanhamento do problema.
Márcio Alves de Menezes (Coronel Fabriciano, MG)

Resposta
A Fiat informou que os pneus foram analisados pelo representante da Goodyear do Vale do Aço, que constatou o desgaste em consequência do excesso de pressão nos mesmos.
A montadora disse ainda que ficou acertado com o cliente uma reunião no final do mês de julho, na concessionária Nápolis, para solução definitiva do caso.

A Folha entrou em contato com o leitor e foi informada de que no dia 1º de agosto o carro foi para a revenda Nápolis para troca dos pneus, fecho de mola e balanças.
O leitor disse ainda que não testou o carro para saber se o problema está solucionado.

* "A General Motors aumentou, à surdina, os preços de seus veículos da linha Vectra em 3,5% (GLS) e 4,2% (CD), desde o dia 2 de julho.
Acredito que nem a Folha ficou sabendo do aumento, já que a publicação só foi divulgada na edição de 21 de julho.
No momento em que o país luta para manter a inflação baixa e as montadoras reclamam da entrada de carros importados, não há por que a General Motors, sem justificativa, adotar uma política de preços tão antipática."
Jacy Flávio Simões (Apucarana, PR)

Resposta
O Datafolha esclareceu que recebeu, da General Motors, a tabela com os reajustes de preços dessas versões no dia 12 de julho.
Informou ainda que a edição do dia 14 de julho foi fechada no dia 9 de julho, por esses motivos a tabela de preços da Folha só foi publicada com os reajustes no dia 21.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou para o e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se seu problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

Texto Anterior: Neblina e garoa exigem mais atenção
Próximo Texto: Lojas de usados dão boas oportunidades de negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.